Nova ortografia é tema de seminário a ser ministrado nos dias 6 e 7
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa a sétima mais falada no mundo é pauta de seminário promovido nos próximos dias 6 e 7, no campus Taquaral da Unimep, pelo curso de letras português. Falam sobre as principais mudanças ortográficas, em vigor no Brasil desde o último dia 1º de janeiro, os docentes da Unimep Maria Cecília Perroni, Ana Cristina Carmelino e Luiz Fernando Silveira da Fonseca.
No dia 6, o evento ocorre às 19h30, na sala vermelha, e no dia 7, às 14h no auditório verde. O seminário é aberto a todos os interessados e a entrada é gratuita.
Com o acordo, o alfabeto passou a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y. Há também alterações significativas na acentuação de algumas palavras, a extinção do uso do trema e houve ainda uma padronização da utilização do hífen. Desde que o acordo entrou em vigor, as palavras ideia e assembleia, por exemplo, são sem acento. A população terá até o fim de 2012 para se adaptar às novas regras.
Além do Brasil, são sete os países que têm o português como idioma oficial: Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
Assista ao vídeo acima com enquete sobre o tema.
Edição e texto: Assessoria de imprensa Unimep
Vídeo: Unimep TV
Última atualização: 03/05/2009