Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novas experiências marcam início das aulas na quinta-feira, 11

Novas experiências marcam início das aulas na quinta-feira, 11

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/02/2016 08h14, última modificação 26/04/2016 15h53

Burburinho nos corredores, novas amizades e reencontro com colegas e professores irão marcar o próximo dia 11, o primeiro dia de aulas dos aproximadamente 11 mil alunos de graduação e,  de alguns cursos da pós-graduação dos quatro campi da Unimep. Para os que são novatos, essa data inclui também ações como procurar e descobrir com quem será a primeira aula, conhecer colegas que irão acompanhar a trajetória acadêmica e os docentes que irão orientar esse caminho.

Para dar as boas-vindas aos calouros serão promovidos encontros com a equipe da Reitoria, Pastoral Universitária, diretores e coordenadores de curso,  nos quatro campi, além de apresentações culturais e artísticas.

TROTE

Vale destacar que o trote é proibido por determinação de portaria interna desde 1998. Para recepcionar os calouros e orientar sobre essa questão, equipes de funcionários da universidade irão circular pelas dependências da instituição.

Se o estudante sentir-se lesado ou tiver dúvidas em sua integridade física ou psicológica, ele deve procurar os funcionários identificados com camisetas e crachás da Unimep. E, assim, solicitar uma possível reclamação.

DESAFIOS

Os alunos que iniciam e os que retomam a vida universitária têm vários desafios a superar. Laura Christofoletti Vito, 18 anos, que começa esse ano o curso de engenharia química e foi aprovada em primeiro lugar no vestibular 2016 da Unimep, conta que um deles é a busca por uma colocação no mercado de trabalho. São muitas as expectativas dela em relação ao curso e à Unimep.

“Espero que a Unimep me dê suporte para atingir meus objetivos, espero projetos inspiradores, corpo docente qualificado e que escute a opinião dos alunos, ajudando-os a crescer profissionalmente. Além disso, espero que o curso traga ótimas oportunidades no mercado, que me leve à carreira que eu desejo e me torne uma pessoa realizada profissionalmente”, afirma.

Já para os que já estão mais próximos ou rumo à fase final da graduação, as responsabilidades só aumentam. Diego da Silva Anjos (no canto superior direito), 23, que conclui esse ano o curso de publicidade e propaganda e atua como estagiário, diz que ingressar no mercado de trabalho é o seu principal projeto após a graduação.

“Todo começo é difícil, ainda mais na minha área em que a experiência conta muito. Não é à toa que o portifólio muitas vezes se torna a porta de entrada para o ingresso em uma empresa”, afirma ele.

Diego conta que aprender a dar o primeiro passo foi um dos obstáculos vencidos em sua trajetória acadêmica. O universitário destaca que irá sentir falta do convívio com os professores, os amigos e da agitação da vida como universitário. No entanto, ele já faz planos nesse segmento. “Pretendo fazer um curso de pós-graduação na área de marketing ou então realizar outro sonho que é cursar a graduação de direito”, fala.

PÓS-GRADUAÇÃO

O início das aulas dos universitários que já viveram essas experiências e atualmente se dedicam em aprofundar e aperfeiçoar a formação – alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrado e doutorado) – ocorre em datas distintas.

Os estudantes de pós-graduação stricto sensu podem consultar sobre o início de seus respectivos cursos de especialização e MBAs diretamente na secretaria de atendimento da pós-graduação, pelo fone 3124-1609.

Já os alunos de mestrado e doutorado começam as atividades acadêmicas a partir das seguintes datas: Programa de Pós-Graduação em Administração: primeira semana de março; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano: 2 de março; Programa de Pós-Graduação em Direito: 7 de março; Programa de Pós-Graduação em Educação: 2 de março e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção: 7 de março.

ANOTE – Início das aulas para os alunos de graduação dos quatro campi da Unimep. Dia 11 de fevereiro.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/acervo pessoal