Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novo site da Unimep traz inovações no layout e na acessibilidade

Novo site da Unimep traz inovações no layout e na acessibilidade

por Angela Rodrigues publicado 09/05/2016 09h00, última modificação 13/05/2016 09h32

Alunos, docentes, funcionários e demais internautas acessam hoje, 9, o novo site da Unimep. Acessível no endereço www.unimep.edu.br, domínio padrão para identificação de instituições de educação superior, o site contempla mais acessibilidade na navegação e interface clean, com mudanças e recursos que visam melhorar a experiência dos usuários.

As alterações do novo portal, que apresenta layout mais completo e inovador, têm o objetivo de aprimorar o posicionamento da Unimep como instituição de ensino sintonizada com as novas tendências de comunicação, além de oferecer recursos capazes de melhorar a posição da Unimep em sites de busca.

A disponibilização do novo site da Unimep integra a primeira etapa de alterações do portal. A partir do momento em que estiver no ar tem início a segunda etapa, que consiste no aprimoramento de detalhes relacionados ao layout, ao conteúdo das seções vinculadas ao portal e também a melhoria de questões técnicas relacionadas ao acesso da nova plataforma.

PROJETO

O projeto para a mudança e atualização da nova plataforma começou a ser desenvolvido e executado em agosto de 2015, a partir de pesquisas realizadas em dezenas de sites de instituições de ensino superior nacionais e internacionais e em projetos de comunicação da área de educação. Os estudos foram empreendidos pelas equipes de Comunicação e Marketing da Unimep e do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) da Unimep. Em fevereiro, o projeto foi assumido pela Gerência de Comunicação e Marketing da Rede Metodista de Educação e implantado em parceria com a equipe de Comunicação da Unimep.

NOVO LAYOUT

Dentre as principais alterações do novo site estão mudanças no tamanho das imagens e forma de acesso às páginas das graduações e ao conteúdo dos setores acadêmicos e administrativos. Alguns desses setores e dos serviços disponíveis na universidade podem ser acessados a partir de ícones específicos, localizados na parte central do  site. O novo portal também oferece mais destaque e espaço para as seções Notícias e Agenda. Além disso, as notícias também foram contempladas com mais opções para a postagem de imagens relacionadas às divulgações.

O layout foi baseado no conceito flat design, tendência que utiliza cores vivas, de forma mais simples, como o roxo, amarelo e azul, tornando a plataforma diferenciada com formas mais leves, claras e planas. Além disso, o novo site foi desenvolvido no padrão responsivo, isto é, compatível com dispositivos móveis (celulares e tablets), ou seja, se adapta às variadas telas.

BENEFÍCIOS

De acordo com Marcos Barbosa Velasques, coordenador de tecnologia de marketing da Gerência de Comunicação e Marketing da Rede Metodista de Educação, as inovações foram implantadas para modernizar a plataforma para um sistema desenvolvido dentro dos Web Standards da W3C, que é o órgão que regula e padroniza a internet. “O novo site segue diretrizes do e-mag de acessibilidade, padrão brasileiro do W3C, e permite o trabalho estratégico de visibilidade na web, pois dá condições para indexação em buscadores e melhor posicionamento no Google. Além disso, oferece segurança, facilidade e autonomia de gestão do conteúdo”, destaca Velasques.

A mudança também atende o design da nova estrutura web de comunicação e marketing da Educação Metodista. De acordo com Velasques, o acesso ao e-mail, à intranet e aos demais conteúdos continuam disponíveis.