Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos da Unimep promove dois ciclos de palestras

por Angela Rodrigues publicado 01/08/2020 05h00, última modificação 13/09/2020 21h20

O Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos (NEPEDH) da Unimep realizou, nesse ano, dois ciclos de palestras em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sobre temas relacionados à cidadania.

Os dois eventos foram promovido no formato on-line e cada um deles incluiu três palestras, apresentadas pelo coordenador do NEPEDH, prof. Josué Adam Lazier, e pelos docentes da universidade: Artur Soares Castro e Manuela Cibim Kallajian.

Um dos ciclos ocorreu no semestre passado e o outro está andamento. O encerramento desse 2ª ciclo será no próximo dia 23/09 com a palestra “O Direito à Privacidade dos Candidatos frente à Liberdade de Comunicação e de Informação”, a ser ministrada por Manuela Kalajian.

A palestra do dia 23 é aberta e pode ser acompanhada por meio dos canais digitais da da Escola do Legislativo. Para se inscrever, os interessados podem acessar o portal: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos

CICLOS – Nesse semestre, o 1º Ciclo de Palestras promovidas pelo NEPEDH reuniu encontros realizados nos dias 8 e 20 de maio e 10 de junho. O tema da iniciativa foi “Tolerância, Cidadania e Responsabilidade Social”.

De acordo com o professor Josué Lazier, coordenador do NEPEDH, esse primeiro ciclo teve como objetivo a apresentação e a reflexão dos principais aspectos relacionados a temas de fundamental importância na atualidade – em uma perspectiva regional, nacional e global – e que demandam a especificação de seus contornos para uma maior compreensão e contribuição à sociedade, referentes às ideias de tolerância, cidadania e responsabilidade social.

“A proposta foi apresentar aos participantes as noções gerais que permitam aperfeiçoar o seu entendimento e a respectiva capacidade de reflexão acerca da ideia de tolerância e da constante construção da cidadania, tendo em vista os anseios e desafios da sociedade contemporânea, marcada pela discussão sobre a ética e a responsabilidade social, tomadas como valores indispensáveis à consolidação da democracia e da justiça social, sobretudo a partir da Constituição Federal de 1988”, afirma Lazier, que além de coordenar o NEPEDH, também atua como conselheiro da Escola do Legislativo.

Nesse ciclo, as palestras promovidas foram: “Tolerância como Vetor para a Concretização da Dignidade da Pessoa Humana”, pelo prof. Lazier; “Cidadania e Democracia: Perspectiva Individual, Coletiva e os Reflexos na Vida do Munícipe”, pelo prof. Artur Soares Castro; e a palestra “Responsabilidade Social: da Dimensão Ética à Normatização Jurídica”, também pelo prof. Artur Castro.

SEGUNDO CICLO – Já o 2º Ciclo de Palestras teve encontros no dia 19 de agosto, com a palestra “Liberdade de Expressão: Aspectos Gerais, Controvérsias Atuais e Reflexos nas Eleições Municipais”, realizada pelo prof. Artur Castro; e continuidade no dia 9 de setembro, com debate sobre o tema “A Liberdade de Consciência, de Crença e de Culto nas Eleições Municipais. Pode-se Falar em Abuso do Poder Religioso?, realizada pelo prof. Josué Adam Lazier.

A terceira e última palestra desse ciclo ocorre no dia 23, e terá como tema “O Direito à Privacidade dos Candidatos Frente à Liberdade de Comunicação e de Informação”. Será apresentada pela profª Manuela Kalajian. A palestra pode ser acompanhada por meio dos canais digitais da Escola do Legislativo. Para se inscrever, os interessados podem acessar o portal: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos

“O 2º Ciclo de Palestras proposto busca apresentar e refletir sobre os principais aspectos relacionados às liberdades públicas que mais se destacam durante o período eleitoral, em virtude da movimentação e do embate político produzido pelos candidatos, partidos políticos, veículos de imprensa, cidadãos e setores da sociedade civil em geral”, aponta o coordenador do NEPEDH, sobre esse segundo evento.

Sobre a palestra a ser realizada, Lazier destaca que “a atividade busca abordar a proteção à privacidade frente à liberdade de comunicação e de informação, direitos fundamentais diuturnamente em colisão, com uma análise geral e específica acerca das estruturas de cada um desses direitos fundamentais e das possíveis formas de garantir uma convivência harmoniosa entre ambos. Pela importância das eleições municipais, as reflexões buscarão delimitar a esfera de proteção jurídica conferida à intimidade e à privacidade dos candidatos a cargos eletivos, identificando a possibilidade de se estabelecer limites à liberdade de informação e as formas efetivas de coibir o excesso, se existente”.

ESCOLA DO LEGISLATIVO – Criada por meio de Decreto Legislativo nº 63/14, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba busca realizar ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: banco de imagens