Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nutrição comemora o 30º aniversário com programação especial

Nutrição comemora o 30º aniversário com programação especial

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/08/2011 11h03, última modificação 26/04/2016 15h47

A 17ª edição da Jornada de Nutrição da Unimep traz uma programação especial para comemorar os 30 anos do curso e os dez anos do Nutricentro. As atividades acontecem no campus Taquaral, com início na terça-feira, 30, e com encerramento na quinta-feira, 1º. Mais de 20 profissionais renomados de todo o Brasil participam dos encontros para falar sobre temas relacionados aos desafios da nutrição no compromisso com a saúde. A jornada é composta por palestras, minicursos e mesa-redonda. 

No primeiro dia da jornada, a partir das 19h30, no Anfiteatro do bloco 7, haverá homenagem às professoras que foram coordenadoras do curso, nos últimos 30 anos. A primeira palestra desse dia será Inserção da Nutrição na Atenção Primária à Saúde, a ser ministrada por Maria Angélica Tavares de Medeiros, professora da Unifesp. Na sequência a palestra é O Que Os Transtornos Alimentares Podem Ensinar Aos Nutricionistas, com Marle Alvarenga, coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (Genta), associação formada por nutricionistas especialistas em prevenção, tratamento e pesquisa de transtornos alimentares. 

Na tarde do dia 31, das 14 às 18h, está previsto o minicurso Análise Sensorial do Chocolate, na Cozinha Pedagógica, bloco 5, a ser coordenado por Erika Maria Roel Gutierrez, pesquisadora da Esalq/USP. Já às 19h30, na Sala Vermelha, a palestrante é a professora África Perez Neumann, da USP, que ministra Transição Epidemiológica e Nutricional. Na sequência, a nutricionista do Hospital Sírio Libanês, Daniella dos Santos Galego, fala sobre Gastronomia Hospitalar. 

O minicurso previsto para o último dia da jornada, dia 1º, das 14h às 18h, no Anfiteatro do bloco 7, é Assistência Nutricional Domiciliar - Home Care: Um Desafio A Ser Vencido, comandado por Ana Claudia Montezino, especializada em geriatria pela FCFM/USP. Na mesma data, a partir das 19h30, na Sala Vermelha, ocorre a palestra Regulação da Ingestão Alimentar: da Saúde à Doença, a ser proferida por Gustavo Duarte Pimentel, doutorando em fisiopatologia médica pela Unicamp, seguido da mesa redonda, com o relato de ex-alunos.

HISTÓRIA

Atualmente, dentre os diferenciais do curso de nutrição da Unimep estão o projeto pedagógico e a matriz curricular. Além das áreas clássicas (saúde pública, administração de serviços de alimentação e saúde clínica) foram inseridas outras duas: atividade motora e ciências e tecnologia dos alimentos, que ampliaram a formação do nutricionista. 

Segundo a coordenadora do curso, Rita C. Furlan Pecorari (foto), a expressiva participação dos docentes e alunos da universidade em projetos de pesquisa e extensão, estágios curriculares e trabalhos de campo e comunitários, promoveram uma mudança significativa na aceitação do nutricionista na cidade.

ANOTE – 17ª Jornada de Nutrição da Unimep “Desafios da Nutrição no Compromisso Com a Saúde”. De 30 de agosto a 1º de setembro. Informações: fone (19) 3124-1503.


Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 25/08/2011

registrado em: