Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Objetos e imagens ajudam a conhecer a história do Colégio Piracicabano e do Instituto Educacional Piracicabano

por Angela Rodrigues publicado 15/09/2017 02h00, última modificação 15/09/2017 11h39
Documentos originais, móveis e fotografias podem ser vistos por alunos e pesquisadores interessados na história do Colégio Piracicabano e do IEP.

O primeiro livro de matrículas do Colégio Piracicabano, com o registro da primeira aluna a ingressar na escola em 1881, portanto, há 136 anos; e a edição de uma bíblia ilustrada trazida pela missionária norte-americana Martha Watts (1845-1909), fundadora do Colégio Piracicabano, estão dentre as raridades históricas que compõem o acervo do Instituto Histórico Piracicabano (IEP) da Igreja Metodista. Com documentos, imagens e objetos que fazem parte da história da instituição que deu origem à Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba, o acervo reúne objetos, documentos originais como boletins, diplomas e cartas; além de móveis e fotografias. Alunos, pesquisadores, historiadores e demais interessados em conhecer os elementos que contam parte da história do Colégio podem visitar o Centro Cultural Martha Watts, que responde pela guarda e preservação do acervo.

No total, são mais de 10 mil imagens e mais de 5.500 documentos relacionados à trajetória do Colégio Piracicabano e também do IEP. Parte desse material está exposto no Museu Profª Jaïr de Araújo Lopes, no Centro Cultural. “Todo o registro fotográfico e documental do acervo do IEP é de grande importância tanto para o Colégio como para a Unimep”, destaca a coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier.

MUSEU NA ESCOLA

Os primeiros documentos e objetos que formam o acervo foram reunidos pela professora Jaïr de Araújo Lopes, que dedicou parte de sua vida profissional ao Colégio, conta a técnica do Laboratório de Conservação do Centro Cultural Martha Watts e graduada em história pela Unimep, Ana Paula Paschoaldeli Castilho. “Funcionária e professora de ensino religioso a partir da década de 1950, era ela quem se lembrava de guardar algum objeto para contar a história do colégio, posteriormente, sempre que ocorria alguma mudança. Na década de 1980, foi inaugurado um museu, onde hoje funciona o Espaço Memória Piracicabana, pelo qual ela era a responsável e que dá origem ao atual museu que leva o seu nome”, afirma Ana.

Parte dos objetos que também compõem o acervo vieram de doações feitas por alunos que passaram pelo Colégio Piracicabano, na época em que o local foi inaugurado.

O acervo do IEP também reúne imagens de eventos distintos e momentos significativos da história da Unimep, como os congressos estudantis promovidos na universidade na década de 1980.

PRESERVAÇÃO

Para a preservação dos elementos que compõem o acervo, vários cuidados são essenciais e contínuos. Ana conta que uma vez ao ano é realizada a higienização geral dos acervos e periodicamente ocorrem vistorias. “No dia-a-dia vários cuidados são tomados para evitar danos, acúmulo de sujeira e pragas. Além disso, somente os funcionários podem retirar os documentos de seus locais de guarda; e o pesquisador interessado em consultar o acervo deve usar luvas, máscaras e, às vezes, óculos de proteção. A pesquisa também só pode ser anotada a lápis, nos locais próprios de armazenagem, e nas exposições e nas pesquisas não é permitido consumir nenhum tipo de alimento”, afirma Ana.

Os interessados em conhecer esse ou outros acervos que permanecem sob guarda e preservação no Centro Cultural Martha Watts podem visitar o local de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O CCMW está localizado à rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo : (19) 3124-1889.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina