Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Obra do prof. Camilo Riani é incorporada em museu na Bélgica

Obra do prof. Camilo Riani é incorporada em museu na Bélgica

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/11/2015 09h53, última modificação 26/04/2016 15h53

A obra Tá Rindo do Quê – Um Mergulho nos Salões de Humor de Piracicaba, de autoria de Camilo Riani, professor da Faculdade de Comunicação e Informática, foi incorporado em outubro ao Centre Belge de la Bande Dessinée, localizado em Bruxelas, na Bélgica, considerado um dos mais importantes do mundo no segmento dos quadrinhos.

A obra passou a compor o acervo do museu após visita de Riani ao local. “Sempre soube do museu, de sua importância e qualidade reconhecidas. Em outubro, tive a honra de conhecer o espaço pessoalmente, em viagem de pesquisa. Fomos recebidos pelo diretor do Centro, Willem de Graeve, que se interessou pela obra e que domina o idioma português. A incorporação ocorreu nessa visita, quando fizemos a entrega em mãos do livro, que passa a integrar o acervo de pesquisa referência mundial sobre HQ”, conta ele.

Riani destaca que o Centro Belga é também referência para todo profissional das artes gráficas. “O foco é exclusivamente voltado à arte dos quadrinhos, pois a Bélgica é um dos países mais importantes nessa área, com autores e desenhistas criadores de grandes sucessos há gerações, como Tim-Tim e Smurfs, entre muitos outros. Reúne um dos maiores e melhores acervos do mundo na área, além de ter espaços de pesquisa, diversas exposições, livrarias, biblioteca, sala de exibições, tudo em um magnífico prédio histórico no centro de Bruxelas”, detalha.

No Brasil, ainda não há algo desse porte nessa área. “Embora haja empenho e esforços, como o projeto do Museu de Artes Gráficas, gibitecas e outras iniciativas pontuais. Diria que os Salões de Humor brasileiros – como o nosso Universitário – são sementes para estes espaços, mas ainda com uma imensa jornada pela frente”, afirma Riani, que também coordena o Salão Universitário de Humor da Unimep.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris/divulgação