Obra em homenagem aos 100 anos do XV de Piracicaba é lançada no dia 13
Escrever sobre as conquistas, perdas, personagens, curiosidades e muitos outros causos de um clube centenário, amado pela cidade, conhecido em todo o país e foi uma missão que exigiu empenho, criatividade, dedicação, trabalho e muita pesquisa de alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unimep. Recém-finalizado, o trabalho permitirá que as novas gerações também possam sentir a paixão quinzista que impulsionou a produção da obra XV 100 Anos Destemido e Valente e reavivar a trajetória do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, fundado em 1913. O lançamento ocorre no próximo dia 13, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts, campus Centro da Unimep. A entrada é gratuita.
XV 100 Anos é resultado do trabalho de vários autores e colaboradores, que atuaram sob a coordenação dos docentes, Paulo Roberto Botão, coordenador do curso de jornalismo, e Rosemary Bars Mendez (foto à esquerda). A publicação é fruto de a parceria entre a Unimep e o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, com o apoio da equipe do Centro Cultural Martha Watts. Na etapa final, o projeto incluiu a parceria com a B2 Comunicação, que assumiu a missão de viabilizar comercialmente a obra, executar a sua produção gráfica e também contribuir com a complementação de conteúdo. Confira os nomes de todos os pariticipantes no link https://www.unimep.br/universidade/institucional/mkt/image_sistema/5/image/XV.jpg
Com 196 páginas, a publicação traz 15 capítulos sobre a origem, a trajetória do clube, os principais títulos, as viagens internacionais, as conquistas das equipes de basquete, os dirigentes que passaram pelo clube e os personagens que marcaram a história, além de a ligação do alvinegro com Piracicaba. No livro também estão reunidos vários episódios, tais como o famoso gol do ex-jogador José Maria Cervi, o Russo, que cobrou um escanteio e foi, ele próprio, o autor do gol que deu o empate ao Nhô Quim, no ano de 1949; e o primeiro gol de Pelé com a camisa do Santos, em 1957, em jogo contra o XV válido pelo Campeonato Paulista e que terminou com a vitória santista, por 5 a 3. Um dos destaques também é a seleção do centenário, que elege 15 atletas que marcaram a vida do clube piracicabano.
De acordo com Botão, a iniciativa partiu da diretoria anterior do XV, então presidida por Luis Beltrame, e foi acolhida pela Faculdade de Comunicação. Os diálogos para a produção tiveram início no segundo semestre de 2011, e o primeiro resultado da parceria foi a produção da Revista Painel, lançada em janeiro de 2012, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Após o evento, foi firmado um convênio entre a diretoria do XV e a universidade para a produção da obra, que resultou no projeto de extensão 100 Anos do XV de Piracicaba, vinculada à Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep.
As ações desenvolvidas pelos alunos para a produção da obra começaram em abril de 2012. Os trabalhos de pesquisa ocorreram em arquivos históricos, como o do acervo Rocha Netto, formado pelo jornalista Delphim Ferreira da Rocha Netto (1913-2003), localizado no Centro Cultural Martha Watts, e que reúne elementos significativos da história do XV, como imagens e informações históricas. Os alunos também levantaram dados na Federação Paulista de Futebol e em cartórios locais, além de a realização de entrevistas e uma campanha para a coleta de materiais relacionados ao clube com colecionadores e torcedores, dentre outras ações.
O livro comemorativo teve pré-lançamento na Assembleia Legislativa, em São Paulo, no último dia 25, durante a sessão solene em homenagem ao clube.
EXPOSIÇÃO CENTRO CULTURAL
Parte dos bastidores de produção do livro do centenário poderá ser conhecida a partir do dia 8, data de abertura da exposição 100 Anos do XV, nas salas Monet e Da Vinci, do Centro Cultural Marths Watts. Nela, fotos e banners irão apresentar o processo de produção do livro, flashes das entrevistas, além de materiais históricos do acervo Rocha Netto, charges do Nhô Quim e elementos doados ou emprestados por torcedores para a produção da obra.
A mostra, que é gratuita e permanece até o dia 22, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Na mesma data, dia 8, será lançada a biografia do capitão Carlos Wingeter, fundador e primeiro presidente do XV de Piracicaba de autoria de sua neta, Neusa Wingeter. O lançamento da biografia ocorre a partir das 19h30, no hall do Centro Cultural Martha Watts e também tem entrada gratuita. O valor do livro, simbólico, é R$ 10.
ANOTE Lançamento da obra XV 100 Anos Destemido e Valente, produzido por alunos, ex-alunos e docentes da Facom/Unimep. Dia 13, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1,257, Centro, Piracicaba). Após o lançamento no Centro Cultural Martha Watts, a venda de exemplares ficará a cargo do XV de Piracicaba e da B2 Comunicação. Os interessados em adquirir a obra podem enviar e-mail para: redação@b2sports.com.br
A entrada é gratuita. Informações: (19) 3124-1889.
Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 08/11/2013