Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Obras da Editora Unimep ganham formato digital

Obras da Editora Unimep ganham formato digital

por Angela Rodrigues publicado 07/06/2017 05h00, última modificação 12/06/2017 15h47

Professores e funcionários da Unimep contam, desde 2016, com a versão digital de parte das 70 obras já lançadas por meio da Editora Unimep, por alunos e professores, além do portal de periódicos científicos e acadêmicos. Dentre os livros disponíveis no formato digital há obras sobre Piracicaba nos anos da ditadura, sobre a política ambiental desenvolvida na universidade e, ainda, a relação do brasileiro com o futebol, dentre outros. No acervo digital, há obras gratuitas e e-books. Todas as publicações podem ser consultadas ou acessadas no site: https://goo.gl/cVvgdN

Na universidade, a Editora Unimep está vinculada à Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, coordenada pelo prof. Josué Adam Lazier. “Os projetos e atividades da Editora Unimep representam a materialização das pesquisas e do conhecimento produzido na universidade. Os periódicos oferecem a atualidade e as tendências em cada área de atuação porque concluídas as teses, elas já vão para a publicação. Já os livros materializam as pesquisas mais amplas desenvolvidas por um, dois ou mais autores. Ou seja, no conjunto de publicações, a universidade vai materializando a sua produção na perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão, fato que auxilia também com o processo de recredenciamento da universidade", afirma Josué Lazier.

PÚBLICO

Para a professora Cinthia Lopes da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), a Editora Unimep tem papel fundamental já que os livros são destinados, em geral, para um público bastante diverso: alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam em áreas específicas. Em 2016, ela e o unimepiano graduado em história, Italo M. M. de Souza, lançaram a obra O Futebol no Contexto Cultural Brasileiro.

“Uma contribuição é o fato de a Editora Unimep aceitar temáticas atuais como é o caso do meu livro que retrata o futebol a partir de uma perspectiva histórica e cultural, sendo publicado após a Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil (2014)”, aponta a docente, que possui outras três obras de sua autoria e organização.

COMO PUBLICAR?

O coordenador da Editora Unimep, prof. Josué Lazier, detalha que são dois os processos para a publicação de obras na Editora Unimep. Um deles ocorre por meio das revistas que apresentam artigos científicos assinados por professores e alunos em seis áreas distintas do conhecimento. Os artigos são submetidos às comissões editoriais de cada revista.

As publicações e respectivas periodicidades são: Cadernos de Direito (semestral), Comunicações (quadrimestral), Impulso (quadrimestral), Revista de Ciências & Tecnologia (semestral), Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (semestral) e Saúde em Revista (quadrimestral). “É a materialização das pesquisas e de todo o conhecimento desenvolvido na universidade e das tendências de cada área. Além disso, as revistas e periódicos representam a oportunidade que a universidade confere não apenas aos alunos e docentes da própria instituição como também a docentes externos, já que elas precisam ter composição também de autores externos”, detalha o coordenador.

Os seis periódicos podem ser acessados gratuitamente no site: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/

LIVROS – Além das revistas, há publicação de livros. Lazier destaca que podem ser publicadas obras acadêmicas ou de interesse institucional. Dentre as exigências aos autores que desejam publicar suas produções, estão elementos como o ineditismo e a fundamentação científica da obra. “A obra é avaliada por pareceristas e, portanto, deve ser relevante e contribuir com alguma área de conhecimento”, afirma ele.

Lazier acrescenta que o processo de publicação de livros tem início no Conselho de Curso, onde a proposta de publicação é apresentada pelo autor e passa pela primeira avaliação. Em seguida, é analisada também pelo Conselho da Faculdade e, se aprovada, segue para a avaliação da Comissão de Publicações da Editora Unimep. Em caso de autores externos, a proposta de publicação deve estar vinculada a algum curso de graduação. As obras consideradas de interesse institucional podem ser propostas pela Reitoria.

O tempo aproximado para a produção da obra, após a proposta ser apresentada à Comissão de Publicações, é de quatro a seis meses, segundo o coordenador.

HISTÓRIA – Desde que foi implantada na Unimep, no ano de 1992, cerca de 70 obras foram publicadas pela Editora Unimep. que tem a sua coordenação localizada no 3º andar do prédio administrativo do campus Taquaral. Já o acervo está localizado no bloco 7. Semestralmente, a equipe participa de feiras e exposições dentre outros eventos distintos, nos quais são apresentadas exemplares das obras produzidas à comunidade.

Mais informações sobre as publicações ou sobre a Editora Unimep podem ser consultadas no (19) 3124-1620 ou pelo e-mail: editora@unimep.br

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina