Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Olhares sobre o Marrocos em exposição na Unimep

Olhares sobre o Marrocos em exposição na Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/06/2009 12h21, última modificação 26/04/2016 18h45

“Azul Marroquino”, assinada pelo fotógrafo Derli Barroso, 70, (foto abaixo) dá nome à mostra que fica montada até 19 de junho no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep. A exposição, inédita no Brasil, é composta por 38 fotos de tamanho 20x25, clicadas em diversos municípios do Marrocos, como Casablanca, Rabat, Meknes, Essaouira, Marrakesh e Fes. A entrada é gratuita. 

Segundo o fotógrafo, o nome da exposição é inspirada nas cores azul e verde, que no mundo árabe, são indicativos de boas notícias e sorte. Por meio das imagens – produzidas em uma máquina digital modelo Nikon D 80 – é possível conferir parte da cultura marroquina e peculiaridades. Há fotos de pessoas em seu cotidiano de trabalho, detalhes arquitetônicos, animais, objetos, entre outros. “Muitas fotos parecem ter saído de um filme do Ali Babá”, destaca. 

Desde 1969, Barroso tem exposto em Nova York e Alemanha. No Brasil, especificamente em São Paulo, expôs na Galeria Fotoptica, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) e Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em Piracicaba, apresentou seu trabalho no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (2007) e no Centro Cultural Martha Watts (2008).

TRAJETÓRIA

Barroso nasceu em Avanhandava (SP), mas ainda criança mudou-se para Piracicaba. Aos 20 anos foi para São Paulo. Na capital atuou como chefe do Departamento Iconográfico da editora Abril e crítico de fotografia do jornal Folha de S. Paulo. Em 1968, iniciou os estudos em fotografia nos Estados Unidos, onde reside até hoje. Na lista de premiações, destaque para o Nikon Photo Contest International, recebido no Japão.

ANOTE – Exposição Azul Marroquino, de Derli Barroso, montada até 19 de junho, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Visitas: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 7h30 às 16h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1512. 

Edição e texto: Assessoria de Imprensa Unimep
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 09/06/2009

registrado em: