Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Oportunidade de intercâmbio possibilita aluno de letras-inglês viajar para o Japão

por Angela Rodrigues publicado 05/01/2017 03h00, última modificação 11/01/2017 11h44

A vida de Alex Fernandes de Moraes, aluno do 6º semestre do curso de letras-inglês tradução e interpretação da Unimep, mudou drasticamente desde que ele iniciou o intercâmbio na Nagasaki Wesleyan University, no Japão, em março desse ano, por meio da Assessoria Internacional da Unimep. Ele disse que a experiência não poderia ter sido melhor: “a vida acadêmica até o momento esta sendo incrível, a eficácia da metodologia de ensino japonesa é sentida na prática. Foi assustadoramente rápido para eu aprender uma língua enquanto estudo em uma universidade como a Wesleyan e moro no Japão”. Alex fica no país até março de 2017.

Para ele, a importância do intercâmbio é indiscutível: “com apenas 6 meses já tive experiências que me fizeram crescer pessoal e profissionalmente. Como a minha área de atuação é a de línguas estrangeiras, pude aperfeiçoar e aprender novas línguas, então, esse intercambio tem importância vital na minha carreira”. Alex também comentou sobre a estrutura: “os prédios da Nagasaki Wesleyan University são ótimos e confortáveis. O dos estudantes estrangeiros é o mais novo e a universidade possui uma biblioteca com acervo didático que me auxilia nos estudos diariamente. Tenho acesso a todas as áreas e sou muito bem recebido”.

Cultura oriental

Mais do que aprender japonês, o estudante mergulhou na cultura oriental: “tive aulas de cultura japonesa como ''Ikebana''(arranjo de flores), ''Shodo'' (caligrafia japonesa) e da cerimônia do chá. Participar das aulas opcionais de inglês acadêmico, de inúmeros trabalhos voluntários em conjunto com a universidade, além de receber indicações para trabalhar como professor de inglês, com crianças, jovens e adultos japoneses nas horas vagas, são experiências adicionais que o programa de intercambio me proporcionou”.

Minhas perspectivas daqui pra frente ao terminar o curso de Letras Ingles - Tradução e Interpretação na Unimep são de me aplicar ao ''Japan Exchange andTeaching (JET) Programme'' no qual tive contato com estrangeiros que atuam na área que me indicaram os caminhos pra participar do programa que é administrado pelo governo japonês e contrata professores estrangeiros para trabalhar em escolas publicas japonesas, todavia para conquistar tal objetivo, acredito que preciso me aprofundar mais na língua japonesa, por isso viso em prolongar o período de intercambio na Nagasaki Wesleyan University.

Costumes e perspectivas

Alex diz que comprovou que o Japão é o país que sempre admirou por priorizar questões como educação e organização: “desde o momento que eu cheguei pude notar tudo isso, o que foi um choque cultural extremamente positivo e que fez mudar meu comportamento pra melhor. Precisei ser mais cuidadoso com horários e compromissos, o simples fato de dizer que vou a uma festa de aniversario e faltar no dia sem avisar previamente pode ser bem impactante para um amigo japonês, por outro lado, visitar alguma família pela primeira vez, receber uma quantidade grande de presentes e não saber como reagir, também é algo que surpreende”.

Ele também já pensa no futuro: “minhas perspectivas depois que terminar o curso de letras inglês – (tradução e Interpretação) na Unimep são de me aplicar ao 'Japan Exchange and Teaching (JET) Programme'', o qual tive contato por estrangeiros que atuam na área e me indicaram os caminhos pra participar. O programa é administrado pelo governo japonês e contrata professores estrangeiros para trabalhar em escolas públicas. Porém, para conquistar tal objetivo, acredito que preciso me aprofundar mais na língua japonesa, por isso quero prolongar o período de intercambio na Nagasaki Wesleyan University”.

Assessoria Internacional

A Assessoria Internacional da Unimep tem parcerias com universidades para intercâmbios em vários países além do Japão, como: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, México, Chile, Alemanha e muitos outros. As oportunidades de bolsas geralmente acontecem em janeiro e julho. Para se informar, ligue (19) 3124-1528 ou envie e-mail para internacional@unimep.br

Texto: Serjey Martins
Edição: