Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Orientações sobre as aulas on-line a partir de 30/03

Orientações sobre as aulas on-line a partir de 30/03

por Fernanda Kian publicado 25/03/2020 07h32, última modificação 27/03/2020 13h58

Estimados/as alunos/as e professores/as dos cursos presenciais,

Conforme comunicados publicados à comunidade acadêmica nos dias 24 e 25 de março, havia a expectativa de que a Unimep acompanhasse a dinâmica do Calendário de algumas IES Metodistas contemplando período de recesso durante o semestre. 

No entanto, diante da necessidade de nos mobilizarmos em relação à continuidade das atividades docentes de forma remota, tendo em vista a suspensão das atividades presenciais, as(os) colegas deram continuidade aos expedientes, seja na capacitação para as ferramentas apresentadas como alternativa para as aulas, seja nas ações para que as demandas acadêmicas, especialmente aulas, tivessem continuidade. 

Nesse sentido, informamos que não há alteração no Calendário Acadêmico da Unimep nesse momento.    

Aproveito para agradecer o empenho das(os) colegas no sentido de mantermos as atividades acadêmicas diante desse cenário altamente preocupante e desafiador provocado pela pandemia do “coronavírus”. 

Mesmo vivendo uma ação desafiadora para a continuidade de seu processo acadêmico, Equipes Diretivas e Professores/as se empenharam com muita dedicação em busca de ações efetivas, Capacitações de docentes e administrativos e um Planejamento bem detalhado, contando com ferramentas tecnológicas pertencentes à Educação Metodista, ampliando então a infraestrutura de TI e a capacidade de nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA). Tudo para continuar atendendo às aulas presenciais de maneira virtual, com a qualidade tal que sempre nos comprometemos em oferecer.

Estamos construindo juntos um processo de aprendizagem e ensino, que permitirá a todos/as alunos/as a continuação de sua formação, minimizando assim as dificuldades que esta crise de saúde pública nos proporciona impondo o isolamento social.

Nossa meta é estarmos juntos após esta antecipação do recesso (23/03 a 28/03) referente à segunda semana de abril, e no dia 30 de março, usando as ferramentas tecnológicas que temos disponíveis, já atender a todos/as alunos/as em aulas online ao vivo. Importante dizer que o desafio é grande e dessa forma podemos enfrentar algum problema no início, mas na certeza de que estamos trabalhando duramente para dar apoio aos docentes e discentes, principalmente durante a fase de adaptação, e conseguirmos assim propiciar um serviço de educação de qualidade.

Nos próximos dias, todos/as os/as alunos/as e docentes que não possuem Login e Senha no AVA receberão em seus e-mails essas informações de acesso. Importante manter sempre seus dados atualizados, pois o e-mail é a forma de contato com todos vocês. Para os alunos que já possuem Disciplinas de Formação Geral online no AVA, as disciplinas presenciais estarão listadas neste ambiente.

Algumas observações importantes:

- O/a aluno/a do presencial terá todas as aulas teóricas programadas para o semestre. As aulas serão ao vivo com o/a professor/a do seu curso. Essas aulas serão ministradas no formato on-line, não presencial, e seguem a mesma carga horária e horários do presencial. Ou seja, a aula começará no mesmo horário da aula do presencial, durando todo o período de aulas de seu turno de estudo. Cada aluno/a deve observar o cronograma e horários de aula do seu curso.

- O/a aluno/a terá aula online somente com a turma do seu curso, conforme é feito presencialmente, e com o(a) professor(a) da sua disciplina ou módulo.

- Isto posto, reafirmamos que o contrato firmado está sendo cumprido dentro das melhores condições que o momento nos apresenta e orientado pelos órgãos regulatórios

Dessa forma, também relembramos seus compromissos durante esse processo:

- Estabeleça uma rotina semanal, com a família, incluindo horários de atividades semanais em família (jogos, filmes, leituras, por exemplo), prática de movimento diário, e, claro, o cumprimento das atividades e a participação em aulas de sua turma

- Manter-se com a família reunida em casa, saindo somente para casos de extrema necessidade, cumprindo a atual máxima: "Quarentena não é férias"

- Manter os cuidados já amplamente divulgados, para a prevenção contra o COVID-19

Vale ressaltar que o compromisso financeiro com seu Curso também precisa ser mantido, visto que nossas Equipes administrativas e Docentes, bem como nossos processos, ao contrário de outras realidades, continuam em pleno funcionamento.

Continuaremos somando toda a competência pedagógica de nossas Equipes, com dedicação diária para a continuidade de nossos Calendários Acadêmicos, e, também, com atenção a todo o cuidado à sua saúde e a de seus familiares. Pedimos a Deus que permaneça com cada aluno/a e cada família, de uma forma ainda mais especial nesse período, o qual esperamos que seja abreviado.

Que estejamos abertos aos ensinamentos enriquecedores que um momento tão desafiador como esse pode nos oferecer, quer em nossas famílias, quer em nosso trabalho pedagógico diário, agora adaptado e transformado.

Informamos que as aulas presenciais mantêm-se suspensas até que as autoridades interrompam o isolamento social e possamos voltar à normalidade nas instituições de ensino. Acompanhe por e-mail e/ou pelo site.

Por fim, como Instituição Metodista, afirmamos a importância de comprometimento cidadão de todos nós em todas as dimensões da vida e nas relações sociais, diante de desafio tão grande que nossa geração enfrenta e há de superar neste 2020. É um desafio pedagógico, ético, comunitário, cidadão. A comunidade universitária, uma vez mais, será grandiosa e exemplar, a partir de cada um de nós, nessa caminhada.

Ismael Forte Valentin
Reitor

registrado em: