Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação é tema de debate gratuito no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 03/10/2016 05h00, última modificação 03/11/2016 14h50

Os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9394/96: avanços e retrocessos na qualidade da educação básica compõem o tema da mesa redonda que reunirá, no campus Taquaral da Unimep, quatro educadores doutores e mestres em educação, com significativa atuação na área.

O debate ocorre no próximo dia 7 de novembro (segunda-feira), a partir das 19h30, no Anfiteatro Verde do bloco 2, campus Taquaral da Unimep e terá a participação de Ricardo Falzetta, jornalista, matemático e gerente de conteúdo da diretoria de tecnologia da Abril Educação; Andreza Barbosa, pedagoga, doutora em educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep; Richard Pae Kim, doutor em direito, pós-doutor em políticas públicas educacionais e juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal e Elayne Batista S. Brancalion, licenciada em pedagogia e história, mestre em educação e supervisora de ensino na Diretoria de Ensino de Piracicaba. A mesa redonda é aberta a todos os interessados, que podem se inscrever gratuitamente até o dia 6 (domingo), diretamente no e-mail: walzem@unimep.br

Realizado em conjunto pelas coordenações e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Mestrado em Direito da Unimep, o evento é direcionado a alunos, professores, profissionais da educação das redes públicas e particulares de ensino e também público em geral.

Para um dos coordenadores do evento, o prof. Cesar Romero Amaral Vieira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9394 de 1996 inovou ao apresentar uma concepção de educação básica que congrega três níveis de ensino: a educação infantil (creche e pré-escola, compreendendo a faixa etária dos 0 aos 5 anos de idade), o ensino fundamental (a partir de 2006 iniciado aos 6 anos de idade) e o ensino médio. “Essa concepção ampliada de educação básica é importante à medida que entende como sendo básico o acesso a esses três níveis de ensino. Se considerarmos que o Brasil é um país que, por muitos anos, negou o direito à educação à grande parte de sua população, podemos entender o avanço dessa compreensão”, destacou ele.

Haverá emissão de certificado aos participantes. Outras informações podem ser obtidas no contato (19) 3124-1604.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina