Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ouro da casa: enfermeira graduada pela Unimep é aprovada em 1º lugar em concurso

por Angela Rodrigues publicado 01/08/2018 02h00, última modificação 01/08/2018 14h15

Para Maraísa Rodrigues, graduada pelo curso de enfermagem da Unimep em 2009, o lado mais gratificante da profissão que escolheu é lidar com o cuidado ao ser humano, demanda que faz parte de sua rotina há quatro meses. A experiência profissional é resultado de dedicação: Maraísa conquistou a 1º colocação em concurso para enfermeiro nível superior, promovido pela Prefeitura de Piracicaba.

O concurso, o segundo o qual ela participou, foi promovido no segundo semestre de 2017, e Maraísa foi chamada a ingressar no cargo em fevereiro.

Em entrevista exclusiva à equipe do Acontece Unimep para a série Ouro da Casa, a unimepiana fala sobre a profissão, o mercado de trabalho e os desafios da área. Além desses temas, a profissional também aponta dicas para os que têm interesse em trabalhar na área. Confira os melhores trechos:

Acontece Unimep – Quais são as ações mais gratificantes de sua profissão?
Maraísa Rodrigues – A parte gratificante é lidar com o cuidado. Enfermagem é sinônimo de cuidado e cuidado é aquilo que todo ser humano precisa desde o nascer ao morrer.

Acontece – Quais são os principais desafios e como lida com eles?
Maraísa A parte mais difícil de ser enfermeiro, para muitos, seria a falta de recursos e reconhecimento, mas, para mim, acho que para ser bom profissional tem que ser, em primeiro lugar, gente que gosta de gente, pois como dizia a grande Wanda Horta: “Enfermagem é para gente cuidando de gente “. Para ser gente, não basta ter nascido humano, mas precisa de sentimentos, saber conhecer o seu “eu”, reconhecer seus amores e ódios, aprender a lidar com eles e conviver com as suas consequências. Muitas vezes, estamos dando o melhor de nós, sacrificamos nossas famílias e nossa vida e, ainda assim o paciente pode nos criticar. Podemos ficar irritados, mas temos que aceitar, entender e saber lidar com esses sentimentos para que não nos prejudiquem como pessoas e como profissionais.

Acontece – Como analisa o mercado de trabalho para o profissional de enfermagem atualmente?
Maraísa – Muitas pessoas não sabem, mas a enfermagem é a segunda maior categoria no Brasil. É uma profissão na qual temos que estudar muito e lidar com muitos desafios. Infelizmente, o mercado de trabalho ainda não entendeu isso e há o sentimento de invisibilidade.

Acontece – Por que escolher cursar enfermagem na Unimep?
Maraísa – A Unimep é uma instituição séria, bem estruturada, tem ótimos campi e docentes qualificados.

Acontece – Quais foram as principais contribuições do curso de enfermagem da Unimep para a sua formação?
Maraísa – Na era do conhecimento onde há novas abordagens acerca de competências no mundo do trabalho, marcado pela crescente demanda de profissionais que competem por uma vaga, ter escolhido um bom curso fez toda a diferença.

Acontece – Pode citar três dicas essenciais para os alunos de enfermagem que, futuramente, irão ingressar no mercado?
Maraísa – Fé em Deus, muita disciplina e perseverança.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens e acervo pessoal de Maraísa Rodrigues