Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palavra da Reitoria

Palavra da Reitoria

por Admin publicado 15/06/2020 09h36, última modificação 15/06/2020 12h17
Prezadas(os) docentes, funcionárias(os) e alunas(os) da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

No início deste ano fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e hoje completamos oitenta e três dias (16/03 a 08/06) de trabalho não presencial. Durante os últimos meses, enfrentamos diferentes situações, além das que já tínhamos em nosso cotidiano institucional.

Entre os desafios enfrentados foi manter a rotina acadêmica, especialmente as aulas e demais atividades de ensino no formato on-line.

Porém, conseguimos superar esse momento com força, determinação e compromisso institucional, demonstrando o vínculo característico dos docentes e equipes administrativas que compõem a UNIMEP. Por este motivo, queremos iniciar esse comunicado agradecendo a todas(os) pelo empenho durante este momento. Muito obrigado!

A qualidade e a união da comunidade acadêmica, exercendo o papel de instituição confessional e comunitária num momento tão crítico, foram fundamentais para superarmos esse período inicial.

Estamos entrando agora em junho e caminhamos para o final do primeiro semestre letivo de 2020. A imperativa necessidade do distanciamento social decidido pelas autoridades governamentais e reconhecida por nós como importante na busca de preservar vidas não nos impediu de atuar no ensino, mantendo o planejamento do primeiro semestre letivo de 2020.

Registramos, igualmente, o reconhecimento às(aos) estudantes que prontamente se adaptaram ao novo formato, ainda que com limitações, mas permitiram a continuidade da caminhada do semestre letivo, mesmo que distante fisicamente do seu campus universitário, porém próximo das(os) professoras(es) e equipes técnicas que garantiram a manutenção das aulas e da difusão do conhecimento com diversas atividades on-line oferecidas pela Universidade.

Vale esclarecer também que a reitoria, diretorias e coordenações, sempre dedicadas em captar percepções e contribuições da comunidade acadêmica, estão trabalhando no planejamento acadêmico para o próximo semestre. Ainda aguardamos as determinações dos órgãos competentes nas esferas estadual e municipal com orientações de flexibilização do distanciamento social até o retorno à normalidade de atividades educacionais presenciais.

Neste momento, não temos como estimar a data para o retorno total das atividades presencias da UNIMEP. As análises sobre o impacto da pandemia nas operações acadêmicas são realizadas periodicamente.

Como Reitoria, reafirmamos nosso compromisso educacional desenvolvido há décadas nas localidades em que nossos Campi estão presentes. Estamos cientes de que em tempos de pandemia e distanciamento social temos que reaprender e criar novos espaços e estratégias on-line, até o retorno das atividades presenciais.

Os desafios são muitos, e a liderança acadêmica da UNIMEP segue atenta aos desdobramentos da pandemia e também reforça a importância dos cuidados para evitar a disseminação do vírus.

Cordialmente,

REITORIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP