Palavra do Consad parabenizando a Unimep pelos 40 anos
E ele disse: como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:31
Tal como o apóstolo Filipe atendeu aos rogos do superintendente da rainha dos etíopes e ensinou sobre os escritos do profeta Isaías, assim talvez tenha sido o vislumbre da missionária Martha Watts em 1881, quando Piracicaba ainda configurava uma cidade muito menor do que nos dias de hoje. Naquela época, a escravidão não havia sido abolida no Brasil, mas um grupo já trabalhava na região, pela libertação dos escravos e a criação de uma escola para a juventude.
Este foi o cenário perfeito para que a referida missionária recebesse o apoio de influentes políticos e de um pastor metodista, reverendo Newman, para a abertura do Colégio Piracicabano, a primeira escola Metodista no Brasil, para atender às súplicas de um povoado, ansioso pelo saber, pela sua autonomia.
Ora, educar também é o libertar da falta de conhecimento e o meio de conceder uma real independência e autonomia a um povo, para um verdadeiro crescimento de uma nação. A iniciação da educação Metodista em Piracicaba nada mais foi do que seguir a tradição do metodismo, que, desde seu berço, teve como um dos principais propósitos traçados por John Wesley a missão de educar, o que por boa consequência traz a liberdade advinda do entendimento e uma consistente formação cidadã.
O tempo seguiu, com seu imenso poder de passar com brevidade e nunca ser barrado, e nos idos de 1975, Piracicaba já não era mais uma pequena cidade. O progresso estabeleceu-se no município, que agora já era referência regional. Mais uma vez, a Educação Metodista se fez presente, agora com a Universidade Metodista de Piracicaba, que já cumpre há 40 anos a nobre missão educadora, oferecendo seus serviços para o desenvolvimento da região e até mesmo nacional.
Que estes 40 anos sejam um marco de uma jornada ainda longa, que esta instituição prossiga como o apóstolo Filipe, a percorrer os caminhos anunciando a Jesus e atendendo aos rogos dos que desejam sabedoria e conhecimento, para que crianças e jovens, que estão sob nossa guarida, aprendam o caminho a seguir, crescendo sem dele desviar.
Robson Ramos Aguiar
Diretor Geral do Instituto Educacional Piracicabano
Prof. Dr. Paulo Borges Campos Jr.
Presidente do Conselho Superior de Administração do Instituto educacional Piracicabano