Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra sobre Saúde Mental abre 20ª Mostra Acadêmica da Unimep

Palestra sobre Saúde Mental abre 20ª Mostra Acadêmica da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 13/11/2023 05h00, última modificação 13/11/2023 10h15

Foi promovida na quarta-feira, dia 8, a abertura da 20ª Mostra Acadêmica da Unimep. A solenidade contou com a apresentação do evento pela mesa diretora seguida da palestra “Saúde mental: um direito fundamental social”, realizada por Paula Becker, doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Centro de Economia em Saúde Mental (CESM) da Universidade Federal de São Paulo (USP).

A 20ª Mostra Acadêmica da Unimep reúne apresentações de trabalhos acadêmicos e de pesquisa desenvolvidos no âmbito da graduação e da pós-graduação, pesquisa e extensão da universidade.

A iniciativa prossegue até o dia 10 de novembro, no campus Centro, com os eventos: 31º Congresso de Iniciação Científica; 24º Seminário de Extensão; 20º Simpósio de Ensino de Graduação e 20º Congresso de Pós-Graduação. É aberta a todos os alunos e comunidade externa.

A Mesa Diretora para a abertura do evento reuniu o professor Ismael Forte Valentin, reitor da Unimep; a professora Marlene Moreno, diretora de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa; o professor Josué Adam Lazier, diretor de Extensão e Cultura; a pastora Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária, e a professora Paula Becker, palestrante do evento.

SAÚDE MENTAL – A professora Marlene Moreno conta que a escolha do tema Saúde Mental para abertura do evento e debate dos trabalhos ocorreu justamente pelo fato de ser um tema importante e cada vez mais em evidência em diferentes áreas do conhecimento. Para o professor Ismael Valentin, que também participou da comissão organizadora, é preciso olhar com mais atenção e cuidado para o assunto. “Trouxemos essa proposta do tema Saúde Mental para o evento acadêmico também em função desse assunto estar na pauta de diferentes ações ligadas ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal, e em outras instituições. Ou seja, há toda uma discussão em volta desse tema. Além disso, há uma preocupação cada vez maior em torno desse assunto, até pelo aumento do número de suicídios e tentativas de suicídio, do aumento significativo do uso de álcool e outras drogas”, afirmou o reitor.

O tema Saúde Mental também foi abordado por Paula Becker, doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Centro de Economia em Saúde Mental (CESM) da Universidade Federal de São Paulo (USP). Ao longo da sua palestra, ela apontou informações relevantes e importantes sobre os fatores de risco que afetam a saúde mental dos jovens em período universitário e como isso impacta a vida adulta. “Falar de fatores que levam ao sofrimento mental ou ao adoecimento mental é muito amplo, mas se a gente focar na questão dos jovens em fase universitária, eu diria que o que mais chama a atenção e deveria receber mais enfoque de políticas públicas e politicas preventivas é falar do uso abusivo de álcool e outras drogas”, pontuou ela.

Paula afirmou que a fase em que se está na universidade ou faculdade, é uma fase em o jovem continua com o cérebro em desenvolvimento, já que essa etapa vai até aos 25 anos. “Então, se nessa fase, houver consumo abusivo de drogas ou álcool, vai interferir em todo o desenvolvimento cerebral e trazer vários tipos de prejuízos diretos, como acidentes de trânsito, brigas familiares, ou problemas mais indiretos como declínio acadêmico, faltas, abandono escolar, dificuldades nos relacionamentos, declínio cognitivo, perda de memória, alta tensão, prejuízo na concentração e muito sofrimento à família”, afirmou ela.

Para Paula, existem também aspectos ambientais que interferem nessas escolhas, e também a própria história de vida da pessoa, além dos aspectos individuais, como o quanto cada jovem está preparado ou consegue lidar com as demandas da fase da vida que está vivendo.

Dentre as ações mais importantes que um jovem que perceba problemas ligados à própria saúde mental ou às de pessoas ao redor, estão a de buscar ou oferecer ajuda, da mesma forma que ocorreria se alguém estivesse com outros problemas de saúde; zelar pelo equilíbrio do uso de celular e das mídias sociais, e sempre buscar vínculos com a família, professores ou líderes religiosos. “Esses três pilares são muito importantes para os jovens”, destacou ela.

A Mostra Acadêmica prossegue até o dia 10 de novembro, com atividades presenciais, no campus Centro.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas nesse link: http://unimep.br/mostraacademica/

Texto e fotos: Angela Rodrigues – Assessoria de Comunicação Unimep
Última atualização: 09.11.2023