Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra Vencendo a Crise abre Encontro de Altas Lideranças no campus Taquaral

Palestra Vencendo a Crise abre Encontro de Altas Lideranças no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 08/08/2016 08h00, última modificação 10/08/2016 10h55

A principal mensagem da palestra que abre o Encontro de Altas Lideranças nessa terça-feira, dia 9, por Antonio Carlos Zem, presidente da Divisão Agrícola da FMC Corporation América Latina e vice-presidente corporativo, é: “saia da sua zona de conforto, não use a crise como desculpa e aja com determinação!”, segundo conta o próprio palestrante. Antonio Zem falará sobre o tema Vencendo a Crise e Liderando na Incerteza, a partir das 19h30, na Sala Carlos Wesley do Teatro Unimep.

Os interessados podem se inscrever até hoje, a partir de preenchimento e envio da ficha de inscrição disponível no www.unimep.br/pos/lato, no campo Eventos e Palestras. O código de inscrição da palestra é (1). As vagas são limitadas e o ingresso solidário é a doação de um pacote de fralda geriátrica, por participante.

Sobre o tema da palestra, Zem concedeu entrevista à equipe do Acontece Unimep. Acompanhe os principais trechos:

Acontece Unimep – Quais são os principais desafios que podem surgir em períodos de crise e como podem ser superados?
Antonio Carlos ZemO primeiro grande desafio a vencer é aquela crise que se instala dentro de nós e nos impede de ver a saída.  A superação exige um olhar externo e sistêmico e a crise desta vez é econômica e moral.  Uma vez vencida a crise do medo, da falta de coragem, da falta de iniciativa, tudo começa a se transformar e oportunidades se somam a mão cheia.

Acontece Unimep –  Como manter a liderança em períodos de crise?
Antonio Zem –
Admita os problemas e os compartilhe com a equipe! Traga a equipe ao seu lado e encoraje as pessoas a falar. Crie um plano comum, com metas claras e objetivas, seja transparente, revise constantemente.  A saída é por pessoas (gestores) que podem estar abalados por más notícias, cortes de pessoal e de gastos. Motivar e inspirar a equipe é essencial. Não perca isso de vista!

Acontece Unimep
– Qual foi a crise mais difícil que superou ao longo de sua trajetória profissional e qual foi o principal aprendizado?
Antonio Zem – Passei por muitas crises e aprendi que elas vêm e vão por vezes mais rápido do que se espera. Nos anos 80 e 90, os planos econômicos, as maxi desvalorizações da moeda eram desesperadores para alguns. Na agricultura, o risco climático é sempre constante, mas ele também cria oportunidade. Talvez o maior aprendizado é que devo me blindar do bombardeio de más noticias, de pessoas negativas e ter um plano sólido e claro de recuperação, como temos em nossa empresa agora mesmo!

Acontece Unimep
– Poderia citar três atitudes capazes de auxiliar qualquer profissional em tempos de crise?
Antonio Zem – Certamente.  Como líder reconheça os problemas, tenha um plano, comunique o plano, tire a cabeça da crise, lidere com otimismo, valorize as pessoas, tenha "pegada", atitude e coragem que tudo se resolve.  É na crise a grande chance de melhorar todos os indicadores da sua empresa. E só as pessoas (equipe) podem realmente ajudá-lo.  Na crise a relação com o cliente é ainda mais importante. Se aproxime ainda mais deles e não corte nada do que é para atender o cliente!

Perfil – Antonio Carlos Zem é biólogo pela Universidade de São Paulo, mestre em Entomologia Agrícola, doutor em agronomia pela Esalq e realizou o Advanced Executive Program, em Kellogs Business School. Trabalhou para Embrapa por três anos e está na FMC há 38, onde passou por diversas posições. Atualmente é presidente da divisão agrícola da FMC na América Latina e vice-presidente corporativo. Zem também foi eleito pela Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR&A) como profissional de 2007/2008 e foi Presidente da Crop Life, Sindag (Sindicato da Industria de Agroquímicos) e membro do Conselho do Agronegócio da Fiesp (Cosag).

Entrevista e texto:
Angela Rodrigues