Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestras, mostra cultural e oficinas aos alunos compõem 18ª Semana da Pedagogia

Palestras, mostra cultural e oficinas aos alunos compõem 18ª Semana da Pedagogia

por Angela Rodrigues publicado 20/05/2018 02h00, última modificação 20/05/2019 10h32

“Educação, Cultura e Diversidade na Escola” é o tema da 18ª Semana de Pedagogia da Unimep, que ocorre entre os próximos dias 14 a 18 de maio. Nessas datas, estudantes e docentes do curso e alunos de outras graduações da Unimep podem acompanhar duas palestras e mostra cultural de talentos. As atividades têm entrada gratuita e ocorrem a partir das 19h20, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral da Unimep (confira a programação abaixo).

De acordo com a profª Mariana Bortolazzo Prezutti, docente da graduação, a Semana da Pedagogia se constitui num espaço de atividade formativa importante do currículo. “A iniciativa tem como objetivo a complementação e aprofundamento da formação científica, cultural e profissional do estudante da graduação de pedagogia, uma vez que, ao longo do curso, permite promover a sua participação em eventos e atividades, tanto de contato com a realidade social quanto de envolvimento com a iniciação ao ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Além de participar das atividades, ao longo do evento, alunos e demais participantes também podem colaborar com a doação de livros infantis e infanto-juvenis (novos ou usados em bom estado). Os livros podem ser entregues nos dias e horários das atividades e, posteriormente, serão encaminhados para uma instituição de Piracicaba.

PROGRAMAÇÃO – A abertura da Semana de Pedagogia da Unimep ocorre no dia 14 (segunda-feira), no Auditório Verde, com a recepção aos participantes, apresentação cultural e contação de histórias, com Evair Costa. Na sequência, haverá a abertura do evento com a coordenadora do curso, profª Joana Maria Praconi Rezende. Às 19h50, tem início a palestra Autismo e Intervenções Pedagógicas, apresentada por Eliana C. S. Piacentini, psicopedagoga do Instituto de Autismo de Piracicaba.

No dia 15 (terça-feira), no mesmo local, a partir das 19h20, ocorre a apresentação cultural musical e, às 19h40, a palestra “As teorias, as organizações e os valores da experiência educacional nas creches e pré-escolas infantis de Reggio Emilia”, com a profª Valéria Gonçales Andreeto, especialista na abordagem educativa de Reggio Emilia e diretora de escola que dissemina essa abordagem em Santo André, SP.

Já no dia 16, é a vez da Mostra Cultural de Talentos, que reúne números de música instrumental, canto, teatro e contação de histórias apresentados por alunos do curso. A atividade ocorre também a partir das 19h20, no Auditório Verde. 

Oficinas – Além desses eventos, também compõem a Semana da Pedagogia dez oficinas temáticas direcionadas apenas aos alunos da graduação. As oficinas ocorrem nos dias 17 e 18, em salas de aulas. Dentre os temas desses encontros estão: Ensino de ciências através da investigação: a presença da água nos seres vivos; Jogos na alfabetização: brincar para ler e escrever; A linguagem musical na Educação Infantil: interações que transformam; A linguagem artística na escola e, também, Bullying.

ANOTE – 18ª Semana de Pedagogia da Unimep – “Educação, Cultura e Diversidade na Escola”. De 14 a 18 de maio, a partir das 19h20, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens Freepik
Última atualização: 11/05/2018