Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Laboratório de Tecnologia Automotiva, resultado de parceria da Unimep com a Bosch, é inaugurado

por Angela Rodrigues publicado 08/09/2016 10h00, última modificação 09/09/2016 10h37

A experiência prática é fundamental: por meio dela, os alunos podem aplicar os conteúdos teóricos e ter contato com as variáveis do dia a dia do seu trabalho. Para aproximar os estudantes dessa vivência, a Unimep, em parceria com a empresa multinacional alemã Bosch, inaugurou o Laboratório de Tecnologia Automotiva Robert Bosch, localizado no campus Santa Bárbara d´Oeste. O espaço foi montado com equipamentos de última geração, fornecidos em comodato pela Bosch, para o diagnóstico e reparo automotivo, como analisadores de motor, gases e bateria, além de scanners, recicladora de ar-condicionado, balanceadora de pneus e outras tecnologias. O laboratório é a instalação principal do curso de fabricação mecânica automobilística, mas atenderá a todos os cursos de engenharia da Unimep. A inauguração ocorreu no último dia 24.

Resultados

Para Breno da Silva Zanellato Rodrigues, aluno do 6º semestre do curso de tecnologia em fabricação mecânica, “o laboratório vai ser a pedra fundamental do curso. Os aparelhos, o treinamento e a qualidade da Bosch junto com a Unimep serão excelentes”. Além disso, o laboratório é o início de um projeto maior segundo destaca o professor Luis Gonzaga de Lima, coordenador do curso de fabricação mecânica-automobilística da Unimep. “Havia a necessidade de montar um laboratório automotivo na Unimep. Com ele, os alunos terão conhecimento prático do que estão aprendendo na teoria. Além disso, pretendemos ter outros sistemas e outros laboratórios, a partir de novas parcerias”, afirma.

Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina, elogiou a parceria formalizada entre as duas instituições. “Os dois lados ganham. Primeiro, trazemos o conhecimento prático que temos e, então, aprendemos com o que há de mais novo no conhecimento teórico. Já os alunos terão contato com a tecnologia de última geração e com uma empresa como a Bosch. Quando saírem no mercado eles já estarão familiarizados com os equipamentos e terão vantagem”, destacou.

Texto: Serjey Martins
Fotos: Ivan Moretti