Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parceria da Unimep com a Cátedra Unesco é destaque em relatório anual da organização

por Angela Rodrigues publicado 21/12/2020 05h00, última modificação 21/12/2020 16h54

A parceria da Unimep com a Cátedra Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Arquitetura de Terra (técnica que consiste na utilização de elementos como taipa, adobe e terra de pilão), por meio do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, celebra 20 anos em 2020.

Ao longo desse período, dezenas de atividades, eventos e iniciativas já foram realizadas nos campi da Unimep e em outros espaços com ações coordenadas pelo professor do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, Eduardo Salmar Nogueira e Taveira.

Dentre as principais iniciativas que marcam a história dessa parceria estão o oferecimento de disciplinas do projeto Arquitetura de Terra e Desenvolvimento Sustentável, a realização de projetos de extensão, criação de programas de ensino, apresentações de trabalhos no exterior, intercâmbios de alunos e docentes e capacitações.

Parte dessa trajetória foi novamente celebrada e ganhou destaque em novo capítulo. As atividades realizadas na Unimep por meio do convênio no período de 2017 a 2018, foram incluídas e figuram nos dados anuais do relatório da organização.

Nesse sentido, graças também à parceria e às atividades realizadas na Unimep, a Unesco pode contabilizar no documentos dados como a realização de 72 cursos em 13 países, que alcançaram presença de mais de 1.800 pessoas;  a promoção de 83 programas de pesquisa, incluindo 20 iniciativas multinacionais e 63 programas nacionais, dentro do qual está a criação de sala sustentável para trabalhadores rurais da cidade de Americana, São Paulo.

No relatório, também foi incluída a realização de 169 palestras ministradas pela Cátedra e sua rede UNITWIN, em 36 países, que somaram mais de 12.397 participantes em distintas atividades. Nesse campo, constam as palestras Arquitetura de terra: uma visão contemporânea e Tecnologias para Construção de Moradias Populares, ministradas na Unimep; além de programas de intercâmbio e parcerias inter-universitárias.

CONVÊNIO – A aproximação da Unimep com a Cátedra Unesco foi formalizada com assinatura do convênio firmado na cidade de Paris, sede da Chaire Unesco Educação.

Por meio do convênio, os estudantes e docentes da Unimep podem ter acesso a publicações impressas e em outras mídias, tais como o boletim trimestral do Proterra (www.redproterra.org); além de vivência e socialização com estudantes estrangeiros que participam de estágios no Laboratório de Sistemas Construtivos em Terra Crua; desenvolvimento de atividades de construção no canteiro experimental do curso de arquitetura e urbanismo e desenvolvimento de projetos de iniciação científica.

Sobre os 20 anos de parceria e atividades conjuntas entre a Unimep e a Cátedra Unesco, o professor Eduardo Salmar Nogueira e Taveira, destaca alguns dos principais resultados alcançados pela Unimep e sobretudo, pelos estudantes do curso.

“Nestes 20 anos de parceria e trabalho com a Cátedra, muitos arquitetos que se formaram na Unimep se dedicam hoje ao trabalho do projeto e da construção com terra, com muitos destaques à sustentabilidade na construção civil. Também, há muitas publicações internacionais que citam a Unimep e o Laboratório LABSIS (Laboratório de Sistemas Construtivos em Terra Crua) como centro de excelência em construção com terra, conforme divulgado no portal Proterra em www.proterra.org. Além disso, muitos projetos de extensão foram coroados de êxito junto à comunidades como a capacitação para a produção de tijolos de terra crua e a respectiva cartilha, divulgada pela Editora Unimep”, afirma ele.

Sobre a renovação do convênio da Unimep com a Cátedra, o docente afirma que “a renovação da Cátedra virá pela universidade, à medida em que haja apoio e interesse da instituição nessa linha de trabalho para os arquitetos”.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Foto: Ivan Moretti