Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parceria: MEC, Capes e Unimep oferece curso de pedagogia gratuito

Parceria: MEC, Capes e Unimep oferece curso de pedagogia gratuito

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/05/2010 12h32, última modificação 26/04/2016 15h46

Os professores da rede pública que ainda não possuem um curso superior e desejam fazer pedagogia, podem se inscrever para concorrer a uma vaga gratuita no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba. Trata-se de uma iniciativa inédita, nascida a partir de convênio entre o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Unimep. A instituição é a única de ensino superior de Piracicaba a participar. As aulas têm início no segundo semestre.

Podem se inscrever apenas professores da rede pública que não têm graduação e estejam em exercício em sala de aula. As pré-inscrições vão até o dia 29 de maio e podem ser feitas no site do MEC, no link plataforma freire (http://freire.mec.gov.br) Vale lembrar que antes de efetuar a pré-inscrição, é necessário fazer o cadastro, disponível no mesmo site. Além de Piracicaba, podem participar professores das cidades de Charqueada, Águas de São Pedro, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.

“O objetivo do programa é qualificar profissionais que trabalham com educação. Na Unimep, a primeira graduação será a de pedagogia, que no último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) foi avaliada com a nota 4, ou seja, está no ranking das melhores graduações do país”, destaca Thereza Santos, assessora da Reitoria para área de graduação da Unimep.

PROGRAMA

A graduação tem duração de quatro anos e é destinada apenas aos professores em exercício e sem formação superior, conforme é exigido na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Além da nota 4 no Enade, outro critério para a participar da iniciativa foi ser uma universidade comunitária, isto é, sem fins lucrativos. A coordenação do projeto é de responsabilidade da Capes.

Outras informações no site: http://freire.mec.gov.br

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes