Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Participação de docentes em evento no México traz visibilidade ao Programa de Pós-Graduação em Administração

por ceperina — publicado 12/05/2016 02h00, última modificação 25/05/2016 08h09

Participação em conferência e debates, lançamento de obra, apresentação de estudos e projetos, reconhecimento, fortalecimento da internacionalização, contatos com congressistas, profissionais e estudantes de mestrado e doutorado em administração da Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Brasil. Esses são alguns dos principais resultados que os docentes da Unimep: Antonio Carlos Giuliani, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, e Thel Augusto Monteiro, professor do Programa, possibilitaram à Unimep com a participação no 7º Congresso de Marketing Latino-Americano, promovido dos dias 11 a 13 de maio na Universidad de Guanajuato, em Celaya, no México.

Nos três dias do evento, do qual participaram aproximadamente 1.050 pessoas, foram várias as iniciativas e atividades desenvolvidas por eles. Dentre elas a apresentação, pelo prof. Antonio Giuliani, da conferência Estratégia de Marketing Minorista: el caso Brasil, na qual ele expôs as estratégias de marketing adotadas por empresas como Riachuelo, Magazine Luiza, Casas Bahia, Puket, Hointer, Pão de Açúcar, Chilli Beans, Cybelar e Beleza Natural. “O foco da apresentação pautou-se nas ações estratégicas de marketing adotadas pelas empresas, procurando assegurar marketing de relacionamento para o consumidor 3.0 e como suas marcas podem assegurar relevância, credibilidade e diferenciar-se para consumidor 3.0, conectados entre si”, afirma Giuliani.

VISIBILIDADE

A participação de Giuliani na conferência também resultou no convite para que ele passasse a compor a rede internacional de pesquisadores em marketing. A iniciativa foi de Laura Fischer de la Vega, da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) e se estende aos docentes do PPGA que também atuam na área de marketing e estratégia: Andrea Kassouf Pizzinatto, Nadia Kassouf Pizzinatto, Rosana Borges Zaccaria, Teresa Toledo Pitombo e Thel Augusto Monteiro.

Monteiro, que também participou do congresso, teve o artigo sobre as estratégias discursivas das propagandas com apelos de sustentabilidade reconhecido como o melhor da área de marketing do evento. O projeto de Monteiro concorreu com outros 105 trabalhos.

Além disso, os dois docentes ainda lançaram a obra Marketing para Pequenas e Médias Empresas – Estudo de Casos, organizada por ambos. No Brasil, a 1ª edição da obra foi lançada em março, pela Paco Editorial. Com 164 páginas, o livro apresenta ações e práticas de marketing. “Profissionais da área de marketing deverão se conscientizar dos novos padrões e valores dos consumidores, pois, para exercer boa gestão de marketing são necessários os seguintes ingredientes: cuidar da marca, fortalecer a proposta de valor, centrar-se no cliente e valorizar talentos. Este é o momento de repensar novos caminhos para práticas do marketing para as pequenas e médias empresas. Ao elaborar este livro, a preocupação foi contribuir com esse segmento pouco explorado no ensino da área”, destaca Giuliani. A obra já está à venda e pode ser adquirida no site: http://editorialpaco.com.br/livro/marketing-para-pequenas-e-medias-empresas/, ao valor de R$ 46,90.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina