Patagônia é tema de exposição fotográfica no campus Taquaral
Rota 40: Patagônia Austral é o nome da exposição fotográfica aberta à visitação até dia 18 de dezembro no hall do prédio administrativo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), campus Taquaral. De autoria do médico Rodrigo Reis, a exposição apresenta 45 imagens, em preto e branco, em ampliações medindo 30x40 centímetros. Reis optou por clicar cenários durante amanheceres e entardeceres, o que garantiu efeitos de luz e sombras às imagens.
Minha inspiração é Sebastião Salgado e, desta forma, mostrar a fotografia, tão banalizada atualmente pelo formato selfies e redes sociais, como arte. A busca pelo enquadramento perfeito e por retratar a natureza, a obra de Deus, é um hobby subestimado hoje em dia, conta o médico e fotógrafo amador.
O trajeto, com cerca de 6.000 quilômetros, percorre a Argentina de Norte a Sul, entre La Quiaca, na fronteira com a Bolívia, e Cabo Virgenes, na Patagônia. A paisagem desértica e rochosa é um traço constante do local, onde estão instalados pequenos vilarejos com 50 a 20 habitantes.
Reis conta que a Rota 40 semelhante à norte-americana Rota 66 recebeu investimento em infraestrutura da Argentina e está quase toda pavimentada, abrindo a possibilidade de viagens para além de grupo de aventureiros.
Localizada no extremo da Patagônia, a dica é viajar durante o verão, quando a temperatura se eleva para 10ºC a 15ºC. Reis garante que a paisagem é deslumbrante e tem sido muito procurada por turistas europeus.
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Stefanie Araujo/Divulgação
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 07/12/2015