Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde é premiada
A Unimep, por meio do grupo de pesquisa farmácia e homeopatia, teve um trabalho premiado durante o 7º Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática, realizado em Águas de Lindóia no último dia 27. O mote do estudo é a avaliação do efeito de diferentes concentrações do medicamento arsenicum album 6cH sobre ratos intoxicados com arsênico. A pesquisa inédita recebeu o prêmio de melhor trabalho científico na categoria temas livres.
De acordo com o coordenador do trabalho, Olney Leite Fontes, os estudos buscavam esclarecer uma polêmica sobre a quantidade de medicamento que um paciente deve ingerir para modificar seu estado de enfermidade. Alguns profissionais acreditam que o tamanho da dose não interfere no resultado final. No entanto, os resultados obtidos na pesquisa mostram que neste modelo o medicamento estimula quatro vezes mais a eliminação do arsênico do que a concentração diluída, afirma Fontes, que também é diretor da Faculdade de Ciências da Saúde .
As experiências foram realizadas em laboratório com ratos intoxicados. Em alguns animais era aplicada uma concentração de arsenicum album 6Ch integral e em outros, ela foi diluída.
Legenda da foto: prof. Olney Leite Fontes
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes
Última atualização: 05/10/2009