Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisa de aluno de SBO é publicada em periódico inglês

Pesquisa de aluno de SBO é publicada em periódico inglês

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/05/2011 09h40, última modificação 26/04/2016 15h47

Uma pesquisa que, além de colaborar para a análise das propriedades benéficas do café, alcançou repercussão internacional, foram os resultados alcançados pelo universitário Eder Muller Risso, 32, aluno do 8º semestre de química industrial da Unimep. Com a adaptação da pesquisa em artigo, ele conseguiu a publicação do seu trabalho no periódico inglês Food Chemistry, revista especializada na publicação de artigos relativos à química e bioquímica de alimentos e matérias-primas.

Intitulado Determinação de Ácidos Fenólicos em Café por Mekc – Cromatografia Eletrocinética Capilar Micelar, a pesquisa foi publicada pelo periódico há quatro anos, mas rende até a atualidade, apresentações em congressos e simpósios, além de incentivar os colegas para pesquisas na área. No artigo, ele apresentou uma maneira de simplificar e baratear os custos da análise dos compostos antioxidantes do café, que são benéficos à saúde. As pesquisas
tiveram a orientação da docente Sandra Gomes de Moraes e co-orientação de Jaime Amaya Farfan, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Concluído os estudos desenvolvidos com o café, Risso aplicou os mesmos processos de análise dos ácidos fenólicos em frutos da região amazônica, dentre os quais cupuaçu, camu-camu, tamarindo e tucumã. Atualmente, Risso atua como pesquisador na Faculdade de Engenharia de Alimentos – Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp. 


Edição e texto
: Assessoria de Comuniação e Imprensa
Fotos: acervo pessoal/acervo Unimep
Última atualização: 05/05/2011

registrado em: