Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisa de iniciação científica avalia empregabilidade nas micro e pequenas empresas

por Angela Rodrigues publicado 19/06/2018 05h00, última modificação 19/06/2018 14h15

Surgido em decorrência do atual momento que o país atravessa, com crise em setores distintos (jurídico, social, econômico e político), o estudo Relação de Emprego nas Micro e Pequenas Empresas: Empregabilidade e Regulação Trabalhista, desenvolvido no âmbito do programa de iniciação científica da Unimep, aponta que não existe qualquer respaldo para as micro e pequenas empresas.

A pesquisa é desenvolvida pela aluna do curso de direito do campus Taquaral, Cintia Gomes, com a orientação do professor da Faculdade de Direito, João Carmelo Alonso, e será concluída até julho.

De acordo com os pesquisadores, um dos objetivos é demonstrar que na Constituição Federal há mecanismos para que as micro e pequenas empresas possam ser beneficiadas quando em situações de tensão e quadro adverso como o atual.

Alonso destaca que, apesar da pesquisa ainda não ter sido finalizada, já é possível ter acesso a alguns resultados e exemplos. “Com mecanismos presentes na Constituição, as micro e pequenas empresas podem ser beneficiadas com a redução de impostos, garantindo assim, a manutenção do emprego”, afirma o docente.

As fontes de pesquisa para o estudo detalhado do assunto estão relacionadas na Constituição Federal e nas demais leis vigentes.

Para a estudante Cintia, além de poder compartilhar dados específicos sobre o tema, o desenvolvimento do projeto também é excelente oportunidade para aprofundar o conteúdo transmitido em sala de aula. “A pesquisa me permite colocar em prática todo o aprendizado teórico adquirido no curso, quer no plano jurídico, filosófico ou ético-político”, aponta a estudante.

Texto: Patricia Amorim / Agência Inova Ciência
Edição: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep