Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisa sobre exercícios respiratórios tem verba aprovada pelo CNPq

Pesquisa sobre exercícios respiratórios tem verba aprovada pelo CNPq

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/03/2015 12h21, última modificação 26/04/2016 15h52

O projeto de pesquisa Utilização de Incentivadores Respiratórios com Carga Inspiratória no Pós-Operatório de Cirurgia Abdominal, de autoria da professora Eli Maria Pazzianotto Forti (foto), docente do curso de fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Unimep, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e receberá verba de mais de R$ 27 mil para a compra de equipamentos.

O projeto reúne alunos de fisioterapia da Unimep, envolvidos em atividades de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso, e dos cursos de mestrado e doutorado do PPGCMH da universidade, além de docentes desses cursos. O objetivo da pesquisa, que será desenvolvida em âmbito hospitalar, é avaliar os efeitos da realização de exercícios respiratórios no pós-operatório de pacientes obesos mórbidos que passaram por cirurgia bariátrica.

Embora não seja inédita, a pesquisa trará benefícios como a identificação de equipamentos utilizados na fisioterapia respiratória, que sejam efetivos na recuperação da disfunção diafragmática, que acomete indivíduos submetidos a cirurgias abdominais.  “Os resultados deste estudo contribuirão para solidificar o foco dos trabalhos do nosso grupo de pesquisa, que tem como proposta investigar recursos utilizados na fisioterapia respiratória, com a finalidade de contribuir para o enriquecimento científico, buscando a evidência científica e também a elaboração de estratégias de tratamento com comprovada eficácia”, destaca ela.

EQUIPAMENTOS

Eli conta que serão adquiridos equipamentos de avaliação respiratória como espirômentro e manovacuômetro digital e alguns dispositivos com carga inspiratória, que servirão para os tratamentos de pacientes operados. “Dentre eles, o Powerbreathe K5, considerado o mais atual e sofisticado dispositivo com carga inspiratória”, acrescenta ela.

Os equipamentos ficarão localizados no Laboratório de Avaliação e Intervenção Aplicada ao Sistema Cardiorrespiratório, no bloco 2, do campus Taquaral e estarão disponíveis para os alunos de fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano para o desenvolvimento de projetos e aulas práticas.

Além disso, poderão servir para o desenvolvimento de parcerias com outros cursos da universidade e de centros de pesquisa. O projeto, iniciado em dezembro, terá duração de 24 meses.

Texto:  Angela Rodrigues
Fotos: Fábio H. Mendes