Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisadores brasileiros e alemães se encontram na Unimep

Pesquisadores brasileiros e alemães se encontram na Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 21/10/2009 08h28, última modificação 26/04/2016 15h45

O Teatro Unimep, localizado no campus Taquaral, se transforma em ponto de encontro para pesquisadores brasileiros e alemães nos dias 22 e 23 de outubro, em dois eventos distintos. O primeiro deles, o Seminário Internacional de Alta Tecnologia, promovido pela Unimep há 14 anos, ocorre nessa quinta-feira, 22, das 8h às 18h. Já na sexta-feira, 23, a partir das 9h, acontece a abertura oficial do programa Bragecrim, acordo de cooperação bilateral entre Brasil e Alemanha no campo da tecnologia de manufatura. Na ocasião participam o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Guimarães; o presidente do órgão de fomento de pesquisa alemão DFG, Matthias Kleiner, e outras autoridades. A atividade é aberta ao público. 

Os pesquisadores brasileiros e alemães que possuem trabalhos aprovados no programa Bragecrim se encontram pela primeira vez na iniciativa realizada em Piracicaba. Centenas de projetos do Brasil e da Alemanha foram inscritos no programa, no entanto, apenas 16 foram selecionados, dois deles coordenados por professores da Unimep: HoliMan e FedMan. Os pesquisadores da Unimep atuam no Laboratório de Sistemas Computacionais para Projetos e Manufatura (SCPM), localizado no campus Santa Bárbara d’Oeste. 

É diretriz do Bragecrim permitir e estimular a troca de experiências entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha. Nesse sentido, para os brasileiros, esse intercâmbio de informações fortalecerá de tecnologia de manufatura nacional. As pesquisas e a parceria entre brasileiros e alemães se iniciaram em maio e se estendem por dois anos, com possibilidade de renovação por outros dois, conforme o andamento de cada projeto.

SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA

Os a equipe do SCPM realiza também o Seminário Internacional de Alta Tecnologia que contém temas relacionados às tecnologias de ponta aplicadas à manufatura e ao desenvolvimento do produto e é realizado desde 1996. Esse ano, o evento é composto por nove palestras sobre inovações da área. Participam da iniciativa cerca de 200 pessoas entre pesquisadores, executivos, engenheiros de multinacionais do Brasil e Alemanha e professores universitários.
O evento cria a oportunidade para se disseminar novas tecnologias no Brasil e também despertar a atenção dos profissionais para um contínuo desenvolvimento tecnológico apoiado em uma base segura e confiável que é a parceria universidade-empresa. As palestras têm tradução simultânea para o português e inglês.


Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Ivan Moretti/ Santa Bárbara d\'Oeste
Última atualização: 21/10/2009

registrado em: