Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisadores da Pós em Educação recebem visita de docente de Portugal

Pesquisadores da Pós em Educação recebem visita de docente de Portugal

por Angela Rodrigues publicado 09/05/2016 02h00, última modificação 09/05/2016 11h43

Compartilhar conhecimentos e experiências com pessoas de distintas culturas está dentre as principais possibilidades para os que estudam em uma universidade. Essa oportunidade poderá ser vivenciada ao longo do mês de maio por alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep. Nesse mês, os pesquisadores do PPGE recebem a visita de Isabel Rodrigues Sanches Fonseca, docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Portugal.  Isabel é mestre em Ciências da Educação pela Universidade Clássica de Lisboa, mesma instituição onde obteve sua graduação, e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Lumière Lyon 2.

A visita da pesquisadora à Unimep é promovida com o apoio concedido pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e ocorre por iniciativa das docentes Maria Inês Bacellar Monteiro, do PPGE da Unimep e de Ana Paula de Freitas, da Universidade São Francisco.

Ao longo de sua estadia no Brasil, Isabel Fonseca participará de diversas atividades relacionadas à educação inclusiva.

No dia 9, segunda-feira, das 9h às 12h, ela participa de discussão de pesquisas em andamento com docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e alunos dos cursos de graduação em letras e psicologia que participam do Grupo de Estudos sobre Educação Especial do PPGE. A atividade ocorre na sala de pesquisa do Bloco 7. Na mesma data, a partir das 19h30, ela participa da aula magna da Faculdade de Ciências Humanas da universidade. Com o tema Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir, o evento ocorre até às 21h30, no Teatro Unimep. A iniciativa é aberta a todos os interessados e tem entrada gratuita.

Já no dia 19, terça-feira, das 9h30 às 11h30, a docente participa de encontro com professores vinculados à Secretaria de Educação Especial da Diretoria Estadual de Ensino de Piracicaba. O encontro ocorre na Diretoria de Ensino de Piracicaba. No dia 18, quarta-feira, a pesquisadora ministra a palestra Inclusão e Educação: Olhar a Diferença Numa Perspectiva Inclusiva, atividade inter-núcleo do Programa de Pós-Graduação em Educação. A palestra ocorre das 14h às 17h, no Anfiteatro do Bloco 7, campus Taquaral.

A programação inclui ainda no dia 19 de maio a visita à Escola Estadual Antônio de Mello Cotrim vinculada ao projeto de pesquisa A Elaboração de Conceitos Científicos por Alunos com Deficiência: Formação Docente e Práticas Pedagógicas das professoras Ana Paula de Freitas e Maria Inês Bacellar Monteiro (CNPq), que ocorre das 19h às 21h. Outras informações sobre a visita e as atividades programas ao longo do mês podem ser obtidas pelo fone (19) 3124-1617.

Texto: da redação da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep
Fotos: banco de imagens