Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicaba contemporânea é mote de mostra no Centro Cultural

Piracicaba contemporânea é mote de mostra no Centro Cultural

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/11/2008 08h17, última modificação 26/04/2016 15h45

Piracicaba traduzida em 43 obras contemporâneas inéditas. A idéia resultou na exposição “Piracicaba – Cotidiano e Paisagem”, com trabalhos dos alunos da artista Ivânia Tanaka e que  integra a programação de novembro do Centro Cultural Martha Watts. Reunindo uma obra produzida em óleo sobre tela de cada um dos 42 alunos de diferentes faixas etárias, e uma de autoria da própria artista, a mostra permanece na sala Monet até o dia 24. A entrada é gratuita.

“A exposição é fruto de um projeto em que os alunos tinham de fotografar pontos diferentes da cidade, tentando fugir do habitual. Isso resultou em um banco de imagens com mais de cem fotos, de locais e ângulos diferentes que serviram como fonte de inspiração”, conta Ivânia. Em seguida, as fotos auxiliaram a produção dos quadros da exposição, todos nas dimensões 50 por 70 centímetros.

De Ivânia, está a obra sobre um pescador às margens do rio Piracicaba e à frente dos prédios que integram o cenário urbano. Ela conta que o objetivo foi retratar o cotidiano piracicabano de um modo distinto de tudo o que foi produzido. “As obras de arte perduram com o tempo. Os trabalhos dos alunos não são apenas decorativos, já que também apontam a história atual da cidade, assim como o fizeram artistas que hoje temos como referência, em suas épocas”, destaca.

Paulistana residente em Piracicaba há dez anos, Ivânia está envolvida com o universo da pintura há 30 anos e há 4 anos ministra aulas em duas lojas na região central de Piracicaba. Já participou de quatro exposições individuais e mais de 20 coletivas.

CORES BRASILEIRAS

No Centro Cultural, também será apresentada a exposição “Mil Cores Brasileiras”, da ex-aluna do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, Paula Pittia. Em 30 obras nas técnicas acrílica e mista, ela mostra o povo, a vida cotidiana e a cultura brasileira. Também gratuita, permanece na sala Irineu Guimarães, até 14 de novembro.

ANOTE – Exposições “Piracicaba – Cotidiano e Paisagem”, dos alunos de Ivânia Tanaka, de 7 a 24 de novembro, na sala Monet, e “Mil Cores Brasileiras”, de Paula Pittia, de 10 a 14 de novembro, na sala Irineu Guimarães. Entrada gratuita. Informações no (19) 3124-1889.

Edição e texto: Assessoria de Imprensa Unimep
Foto: Fábio Mendes