Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pontos de Vista 8 apresenta telas de um casal de artistas

Pontos de Vista 8 apresenta telas de um casal de artistas

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/09/2015 09h04, última modificação 26/04/2016 15h52

Pontos de Vista 8 é o nome da exposição de pinturas instalada até 25 de setembro no espaço cultural do hall do bloco administrativo do campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). O público poderá conferir telas dos estilos moderno e acadêmico impressionista, que retratam flores e frutos. O casal Delfim Sérgio Freire da Rocha, 71, e Áurea Amélia Pitta Rocha, 75, são os autores dos 30 quadros da exposição.

Áurea Amélia começou a carreira artística estudando música no antigo Conservatório Dramático e Musical de Piracicaba. Ao fim do curso foi convidada a lecionar piano. Ainda quando estudante, trocava, com uma colega, seus conhecimentos em música pelos de artes plásticas. Encontrou-se na pintura e, além do conservatório, construiu na carreira e chegou a estudar com Renato Wagner, um dos mais completos artistas plásticos piracicabanos do século 20.

O marido, Delfim Freire, começou com a pintura em 1995. “Foi meio por acaso”, conta ele. A iniciação foi a ocupação artística com vários pintores que levaram cores aos muros de ginásio de esportes do bairro Santa Teresinha. Após essa experiência, Freire procurou profissionalizar-se e encontrou seu estilo de pintura.

“Explorei todo tipo de técnica. Aprendi que é preciso de um mínimo planejamento para um bom resultado e que tinta acrílica proporciona maior rapidez de resultados.” A dedicação de Delfim Freire às artes plásticas lhe rendeu medalha internacional em uma exposição realizada em Nova York (EUA). A obra figurativa no estilo moderno apresentava o ponto turístico carioca Pão de Açúcar.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Bob Calligaris