Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parceria do Case com o curso de educação física traz crianças e adolescentes à universidade

por Angela Rodrigues publicado 04/03/2019 05h00, última modificação 22/03/2019 09h02

Um grupo de aproximadamente 120 crianças e adolescentes, com idade entre seis e 15 anos, visita diariamente as dependências do campus Taquaral da Unimep, desde a última segunda-feira, 18. A atividade faz parte dos Jogos Olímpicos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Piracicaba, realizados nos espaços externos do bloco 11 do campus. O evento é resultado de parceria do curso de educação física da universidade com o Case, e envolve alunos, docentes e a coordenação da graduação. Os jogos prosseguem até essa quinta-feira, 21, nos períodos manhã e tarde. Dentre as modalidades estão: futebol, atletismo e tênis de mesa e vôlei masculino e feminino.

Pamela Roberta Gomes Gonelli, coordenadora dos cursos de educação física bacharelado e licenciatura da Unimep, conta que são distintos os benefícios e resultados da iniciativa, que ocorre anualmente há seis anos na universidade. "Para as crianças atendidas no Case, os benefícios são muitos. Com os jogos, eles podem conhecer a universidade e ambientes diferentes, além de poderem interagir com as outras crianças atendidas nos sete polos da Case", afirma. Já para os alunos de educação física, a coordenadora destaca a oportunidade de vivência profissional. “Esse aprendizado prático é extremamente importante para os estudantes. Com o evento, os universitários têm a chance de trabalhar com crianças de idades distintas, conviver com as diferenças, aprender a trabalhar em parceria com os orientadores do Case, além de conduzir situações no ímpeto da competição e lidar com conflitos. Essa vivência é fundamental na profissão”, afirma.

Além disso, a coordenadora aponta que por meio dos Jogos, também é possível abordar um dos temas essenciais da atualidade: a prática de exercícios físicos e de esporte. “Conforme divulgado em pesquisas recentes, a prática de esportes e atividades físicas está diminuindo de acordo com a idade das pessoas, e reforçar e incentivar essa prática entre as crianças e adolescentes é fundamental”, afirma Pamela.

Experiência – Michel Antonio Benedito, que atua no Case e também é colaborador da Unimep, destaca que ver o contato dos pequenos com o ambiente universitário é muito marcante. “O fato de estarem em uma universidade amplia a visão deles para outros espaços. Muitos chegam e dizem: olha, esse lugar é muito legal! Então, poder acompanhar esse contato e ver esse retorno é muito positivo”, destaca.

Paula Fernandes Boni, coordenadora geral da Case, acrescenta que, para alguns dos atletas participantes dos Jogos, foi a primeira vez que puderam conhecer, visitar e utilizar os espaços da Unimep. “Justamente por esse motivo, essa parceria é muito importante: para alguns dos que vieram e, estão aqui ao longo dessa semana, será a única oportunidade de conhecer, estar em uma universidade e utilizar a sua infraestrutura”, aponta.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimep
Última atualização: 20/03/2019