Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Por meio de parceria, equipe do Laboratório de Comunicação aproxima a comunidade da universidade

por Angela Rodrigues publicado 16/01/2019 03h00, última modificação 18/05/2023 14h53

Aproximar cada vez mais a comunidade da universidade, para que todos possam conhecer os seus espaços, bem como participar de projetos e trabalhos acadêmicos distintos, foi o que motivou a equipe do Laboratório de Comunicação Social (LabCom), vinculado à Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, a estabelecer parceria inédita com a Casa do Hip Hop de Piracicaba.

A iniciativa, que teve início em agosto, ocorre com o projeto Arte Urbana no LabCom e contempla atividades distintas realizadas em conjunto com os artistas e demais representantes da Casa do Hip Hop. Participam também a produtora Escola de Audiovisual (PREA) e a TV Unimep. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

Localizado no campus Taquaral, o LabCom conta com uma estrutura formada por dois estúdios de TV, vídeo e cinema; dois estúdios fotográficos; dois estúdios de rádio; um laboratório fotográfico; dois camarins; duas salas para edição de vídeo e quatro laboratórios de informática.

Conforme destaca Roberval Caprecci, coordenador do local, além de trazer a comunidade para o ambiente acadêmico, o projeto também busca “debater a arte urbana e a cultura hip hop, dar visibilidade à sociedade periférica e, produzir conteúdos audiovisuais a partir das dinâmicas desenvolvidas nos ambientes acadêmicos”, afirma.

Ele aponta que uma das vertentes do projeto é a interação entre os alunos e integrantes da Casa. “Os alunos podem conhecer a arte urbana, o trabalho social da Casa e participar de eventos realizados pela entidade. Estar na comunidade, conhecer os espaços e participar de projetos do local”, diz.

AÇÕES – Um dos resultados da parceria já pode ser conferido pelos alunos, docentes e demais visitantes que circulam pelas dependências do Laboratório de Comunicação. Trata-se da transformação visual do corredor de acesso aos laboratórios. Nele, foram dispostos painéis produzidos pelos artistas ligados à Casa do Hip Hop. “A proposta foi tornar o ambiente jovem, descontraído e de interação entre os alunos”, conta Rober.

A instalação dos painéis ocorreu em um sarau realizado em novembro com a presença de alunos e docentes das graduações ligadas à Faculdade de Comunicação e Informática, além de estudantes de distintos cursos e da comunidade universitária em geral.

INÍCIO – A ideia da parceria com a Casa do Hip Hop surgiu em 2015, quando Caprecci conheceu o trabalho desenvolvido no local. “Ministrei uma oficina para a comunidade e produzi alguns mini-documentários audiovisuais. Esses trabalhos contaram com o apoio do LabCom no fornecimento dos equipamentos (iluminação, microfone e tripé). Já como coordenador do espaço, apresentei vários projetos, dentre eles a proposta de mudanças do layout dos espaços físicos dos laboratórios, e aí surgiu o “Arte Urbana no LabCom” e a parceria com os artistas”, detalha ele.

As próximas ações, a serem promovidas em 2019, consistem na produção de audiovisuais contendo programas de TV e podcasts. “Os programas de TV serão exibidos na TV Unimep e no canal Youtube. Já os podcasts serão disponibilizados no Youtube em uma conta da Casa”, afirma.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Renato Petean (capa) e Rober Caprecci (interna)
Última atualização: 18/12/2018

registrado em: ,