Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pós em educação oferece doutorado interinstitucional em MG

Pós em educação oferece doutorado interinstitucional em MG

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/11/2011 08h12, última modificação 26/04/2016 15h48

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), de Varginha, firmaram parceria para concretização do Doutorado Interinstitucional (Dinter). As aulas, que começam em março de 2012, serão realizadas nas duas instituições, seguindo os moldes de cursos padrões do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep, que funciona há quatro décadas.

Ao todo, serão oferecidas dez vagas a serem preenchidas por coordenadores e professores do Unis. A seleção, que acontece em dezembro, segue os critérios utilizados pelo PPGE. Por tratar-se de um programa de doutorado com condições especiais, a iniciativa foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em outubro.

O objetivo da parceria é ampliar a formação de educadores, qualificando-os para exercer as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “A área da educação foi escolhida por ser uma temática comum a todos os docentes interessados em desenvolver pesquisas que produzam resultados benéficos para nossa comunidade acadêmica”, diz a docente do Unis e também coordenadora do projeto, Giovanna Tereza Abreu de Oliveira (foto acima:  Giovanna Tereza Abreu de Oliveira e do docente da Unis Guaracy Silva).

DINTER

Participam do Dinter instituições que têm conceito maior ou igual a 5 em cursos de pós-graduação, como é o caso da Unimep, na avaliação trienal realizada pela Capes. E, ainda, instituições que não possuem oportunidades para qualificar  docentes na própria região.

“A realização do Dinter produz impactos positivos para o PPGE, tanto por seu esforço em realizar ações para outras instituições e regiões, quanto pela vivência em realidade educacional diversa. Isso possibilitará o desenvolvimento de nossos trabalhos científicos”, destaca a professora Maria Nazaré da Cruz, coordenadora do PPGE.  (foto ao lado: Maria Nazaré da Cruz e Cleiton de Oliveira).

É a segunda experiência do gênero vivenciada pela Unimep. Em 1999, a instituição participou do Mestrado Interinstitucional (Minter) em parceria com a Univale (Universidade Vale do Rio Doce), do município de Governador Valadares. Nesta iniciativa, 18 mestres formaram-se.

PPGE

O mestrado em educação da Unimep nasceu em 1972, sendo o primeiro curso stricto sensu oferecido na instituição. O doutorado foi iniciado em 1992. Atualmente, o PPGE já formou 746 mestres e 173 doutores. Exemplo da qualidade desse programa de pós-graduação é a obtenção do conceito 5 na avaliação da Capes, resultado que vem sido mantido desde 2011.

“Esse é um conceito excelente, que nos coloca entre os melhores programas da área de educação do Brasil”, afirma Nazaré. Segundo a coordenadora, dos 95 programas avaliados pela área de educação no último triênio, apenas 13 obtiveram conceito 5.

Texto: Elaine Pereira
Fotos:  Fábio Mendes