Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pratos de alunos da gastronomia integram cardápio da barraca Francesa

Pratos de alunos da gastronomia integram cardápio da barraca Francesa

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/05/2012 07h02, última modificação 26/04/2016 15h48

A 29ª Edição da Festa das Nações de Piracicaba, que tem início nesta quarta-feira, 23, a partir das 18h, e segue até o próximo domingo, 27, nos espaços do Engenho Central, traz novidades. Uma parceria entre a Barraca Francesa e o curso de gastronomia da Unimep resultou no concurso de crepes, que no último dia 17, escolheu o coq au vin (crepe de frango ao vinho) e o de d\'ananas avec ganache de poivre (crepe de abacaxi com ganache de pimenta) para incrementar as opções dos pratos oferecidos na barraca francesa.

O prato salgado, da aluna Marcela Mariani Pires de Campos, é uma comida típica da culinária francesa e traz em sua composição peito de frango cozido em vinho tinto, bacon, champignon e cebolinhas menores tipo echalotas. A estudante diz gostar de o prato desde que passou a conhecê-lo e então resolveu fazer pequenas mudanças e juntá-lo ao crepe.

“Foi muito bom ter meu prato escolhido. Estou no 1º semestre e não tenho nenhuma técnica avançada, mas participar foi muito legal e me proporcionou adquirir uma boa experiência”, destaca.

A sobremesa é de Matheus Salmazzi Massoni, do 3º semestre, e como o único prato doce apresentado no concurso, agradou a todos os jurados que decidiram na hora da votação elegê-lo também para compor o cardápio da Barraca Francesa.

“Escolhi produtos mais simples e da região. A princípio não esperava ganhar, apesar de que sempre se entra com esta expectativa. A vitória foi uma surpresa muito boa”, fala o universitário.

Quatro universitários foram selecionados para a etapa final. Além dos vencedores participaram do evento Juliana Roberta Nalin e Rosane Cléa Sousa, ambas do 3º semestre.

O CONCURSO

Participaram do concurso cerca de 80 alunos das turmas de gastronomia da Unimep. Os alunos deveriam inscrever uma receita de crepe da culinária francesa. Os processos da atividade tiveram início em abril. A professora Ludmilla Fonseca usou as aulas da disciplina cozinha francesa para auxiliar os estudantes do concurso.

“Inserir atividades que estejam ocorrendo na comunidade é com certeza um dos diferenciais do nosso curso. Ter essa relação com a Festa das Nações para nós foi muito bom. Estou muito orgulhosa por ter dois campeões”, diz a coordenadora do curso, Miriam Coelho de Souza. Como reconhecimento, os vencedores ganharam convites para almoçar ou jantar na Barraca Francesa, além de terem seus nomes incluídos no cardápio.

JÚRI

Participaram do concurso como jurados: a jornalista de gastronomia da Gazeta de Piracicaba, Priscila Peres; a empresária e voluntária da Casa do Amor Fraterno, Maria Lucia Libardi; o diretor da Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep, Dorgival Henrique; o reitor da instituição, Clovis Pinto de Castro; a empresária e voluntária da Casa do Amor Fraterno, Elenice Miranda D\'Abronzo, e a proprietária do restaurante Navegantes de Piracicaba, Sany Braga.

“Decidimos escolher dois pratos porque a sobremesa estava maravilhosa, e como não temos crepe doce na barraca, resolvemos optar por ela também. Entre os motivos que nos levaram a escolher o coq au vin foi a praticidade de ser servido dentro da barraca, e o fato de ter uma montagem rápida e fáceis condições de servir ainda quente”, diz Maria Lucia.

Texto:
 Elaine Pereira