Até o momento de publicação desta matéria, segundo a Defesa Civil, o número de mortos aumentou para 83, e outras quatro mortes estão em investigação. Já o número de pessoas desaparecidos desde o início das fortes chuvas é de 111, enquanto o de feridos é 276.
Diante desse cenário, os colégios metodistas do Rio Grande do Sul estão empenhados em ajudar os desabrigados pelas enchentes do estado. No Colégio Metodista Americano (na zona norte de Porto Alegre), funcionários, professores e pais se mobilizaram para ajudar.
"Foi um movimento muito lindo. Nós conversamos sobre a possibilidade de abrirmos um espaço no IPA. Durante o período da manhã, a equipe do colégio organizou um movimento para limparmos o ginásio para depois conseguirmos voluntários. Nós colocamos no grupo de pais e, em menos de uma hora estava tudo arrumado e os colchões totalmente estendidos, com roupas de cama limpa, travesseiro, água e kit higiene. Todos estavam muito empenhados! Eu nunca vi tanta solidariedade em toda a minha vida. Nós recebemos muitas doações e muito apoio. O amor e a solidariedade estão transbordando”, declarou a diretora do Colégio Americano, Michele Riva.
Colégio Metodista Centenário
Na região de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, as ações estão bem efetivas. “Hoje nós abrimos o colégio, já recebemos muita coisa e estamos selecionando. Uma aluna do 4º ano mora próximo à região onde a população perdeu tudo e conseguimos uniformes, material escolar, entre outros itens. Já fomos entregar e estamos acompanhando a família. Agora estamos precisando de produtos de limpeza, higiene pessoal, cobertas e toalhas de banho”, disse a diretora do Colégio Centenário, Ana Beatriz Pereira Antunes.
As doações recebidas pelo Colégio serão organizadas, identificando cada um dos itens. As entregas nos abrigos estão sendo feitas diariamente. No dia 6 de maio, a entrega foi feita para as famílias atingidas no bairro Itararé. “A necessidade, a dor, é agora. Nós precisamos agir rapidamente”, pontua Ana Beatriz.
Colégio Metodista União
Na região de Uruguaiana, cidade do Colégio Metodista União, a comunidade está mobilizada em solidariedade aos conterrâneos gaúchos. O Grêmio Estudantil da instituição está realizando uma campanha do agasalho para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas.
As doações serão recebidas entre os dias 06 a 25 de maio, das 8h às 17h. “Aqui em nossa região, o número de pessoas desabrigadas irá subir bastante nas próximas horas em virtude das previsões. Estamos nos informando com as pessoas nos abrigos para entender o que eles precisam”, informou a diretora do Colégio Metodista União, Lucia Machado Lopez.
Garra Metô
A atlética da Universidade Metodista de São Paulo, o Garra Metô, está arrecadando no prédio Omicrôn (em frente a sala do Garra), garrafas de água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e banho, e cobertores em bom estado.
Doações
Para doações, os Correios dos Estados de São Paulo e Paraná, além de partes das unidades do Rio Grande do Sul, estão enviando de forma gratuita, a partir de 6 de maio, doações destinadas para as vítimas das fortes chuvas no estado gaúcho.
No momento - segundo a Defesa Civil estadual - são necessárias doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.
Endereço para doações (Colégios Metodistas)
Colégio Americano
Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71 Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS.
Cep: 90420-210
Doações: feijão, sal fino, suco, frutas, azeite, farinha de trigo, enlatados de milho e ervilha, toddy, bolos pequenos, potes para marmitas e Nesquik (24h para recebimento de doações).
Colégio Centenário
Rua Dr. Turi, 2003, Centro Santa Maria, RS.
Cep: 97.050-180
Doações: produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, cobertas e toalhas de banho.
Colégio União
Rua Tiradentes, 3432, Centro Uruguaiana, RS
Cep: 97510-500
Doações: itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas de cama e mesa, agasalhos e cobertores.