Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prêmio Futuro Cientista é conquistado por unimepiano de engenharia

Prêmio Futuro Cientista é conquistado por unimepiano de engenharia

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/03/2015 09h05, última modificação 26/04/2016 15h52

Marcos A. B. dos Santos, aluno do 7º semestre de engenharia de alimentos da Unimep, conquistou a premiação Futuro Cientista durante o 8º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. Realizado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no final de 2014, o congresso, que conta com a participação de gigantes do setor, como a Embrapa, premiou os melhores trabalhos de iniciação científica da área. Marcos ainda obteve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para o projeto.

Intitulado “Estimativa Eletrônica da Qualidade da Carcaça Suína e Suas Relações na Produção de Cortes destinados ao Mercado de Carne Fresca” o trabalho tinha como proposta avaliar o rendimento de carne das carcaças de suínos e comparar com os principais sistemas de medição e tipificação, para assim obter dados que esclareçam produtores e frigoríficos sobre custos e qualidade das carnes.

Longas viagens para o sul do Brasil, que dificultaram seu acompanhamento do curso, e o manuseio de equipamentos de grande valor foram os maiores desafios que teve durante o processo antes de a apresentação no evento.  “A grande importância do congresso é sua relação com a área cientifica. Deste evento surgem inovações e melhorias para os setores agrícola e agropecuário”, ressalta.

ORIENTAÇÃO

Orientado por um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), onde também faz estágio, Santos destaca a importância que suas professoras Patrícia Moraes e Ângela K. Correia tiveram no desenvolvimento do projeto.

Agora, ele pretende se aprofundar em pesquisa científica: “Estou desenvolvendo outro projeto, dessa vez, sobre ovinos, com bolsa Pibic, que apresentarei durante o  9º congresso em 2015”, conta.

Texto: Serjey Martins
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina