Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Presidente da Ceua participa de encontro em Brasília

Presidente da Ceua participa de encontro em Brasília

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/06/2012 12h16, última modificação 26/04/2016 15h48

O professor da Faculdade de Ciências da Saúde, Carlos Alberto da Silva, que preside a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Unimep, responsável pelo atendimento de critérios para a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, participa nos próximos dias 13 e 14 de junho, do Simpósio Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e Regulamentação do Uso de Animais de Experimentação no Brasil, em Brasília. 

O encontro tem o objetivo de capacitar gestores, coordenadores de Ceua e representantes de instituições sobre a estrutura e o funcionamento do Concea, além de discutir as políticas públicas de utilização de animais para propósitos científicos.

Esta comissão é responsável pelo atendimento de critérios na utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, por prestar assessoria, analisar e emitir diagnósticos sobre as atividades com animais. O  Ceua também avalia a relevância de pesquisa e os impactos das ações na preservação da vida, bem-estar e proteção dos animais.

Nesse sentido, a comissão recebe para análise, até o próximo dia 7, projetos de pesquisa que utilizam animais para fins científicos. Após esta data, os projetos serão avaliados pelos integrantes do Ceua representados por funcionários administrativos, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação da Unimep, além de comunidade civil.


NA UNIMEP 

Instituído na Unimep no ano de 2006, por meio da Resolução Nº 18/06 do Conselho Universitário, com o nome de Comitê de Ética sobre o Uso de Animais, o Ceua passou à denominação Comissão de Ética no Uso de Animais, por meio da Resolução nº 104/10, também do Conselho Universitário. 

De acordo com Silva, o órgão iniciou em dezembro de 2010, o processo de registro junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), fato que permitirá à universidade emitir os pareceres internos para os projetos de pesquisa científica que utilizam animais. 

A Ceua-Unimep está localizada no bloco 7 do campus Taquaral. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Tel.: (19) 3124-1515, ramal 1274.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 04/06/2012

registrado em: