Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prevenção ao câncer é destaque em projeto de pesquisa da pós

Prevenção ao câncer é destaque em projeto de pesquisa da pós

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/04/2016 09h43, última modificação 26/04/2016 15h53

Para informar a comunidade sobre atividades de prevenção e auxiliar pessoas que já tiveram algum tipo de câncer, que estão em tratamento ou fazem parte do grupo de risco e demais interessados, docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep apresentam o projeto Efionco – Exercício Físico e Oncologia – Movimentando-se contra o câncer: uma alternativa terapêutica. O evento ocorre na próxima sexta-feira, 15, às 19h, na Associação das Famílias Rotarianas de Piracicaba (Afrop) localizada à av. Com. Luciano Guidotti, 2.223, bairro Higienópolis. Toda a comunidade pode participar da iniciativa, que é gratuita.

Durante o encontro serão apresentados detalhes do projeto e as atividades da primeira etapa do programa que consistem na promoção de três palestras e na realização de atividades lúdicas. As palestras ocorrem em datas distintas: no dia 13 de maio, ocorre a palestra Câncer de Mama e Exercício Físico. Já no dia 3 de junho, o tema é Dança e Câncer; enquanto no dia 17 de junho, a palestra é Atividades Lúdicas e Câncer.

O projeto Efionco é coordenado pela profª Rute Estanislava Tolocka e é integrado pelo  docente Cassiano Ferreira Inforsato e pelas doutorandas Lia Carla Gordon Leme e Mariela de Santana Maneschy; e pelas alunas do curso de educação física da Unimep Jéssica Eloá Polleto; Isabella de Oliveira Freguglia e Raphaela Espanha Correa.

Atividades lúdicas

Na primeira etapa do projeto, também serão desenvolvidas atividades lúdicas e práticas, que são: danças circulares, bingo, jogos de tabuleiro, ginástica para todos, quebra-cabeça, dentre outras. As ações, que também são gratuitas e abertas à comunidade, ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h, no período de 2 de maio a 29 de junho, na Afrop.

Segundo destaca a aluna do doutorado Lia Leme, o objetivo é que as atividades lúdicas realizadas como recurso terapêutico possam auxiliar como meios de adaptação e recuperação de pessoas com câncer em relação às experiências estressoras ocasionadas pelo tratamento.

“Os benefícios são melhora na qualidade de vida e no nível de satisfação, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, redução do nível de depressão e aumento na autoestima do paciente com câncer”, afirma ela.

Outras informações sobre as atividades e o projeto podem ser consultadas pelo e-mail: efionco@outlook.com ou na página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/nupempiracicaba/

ANOTE - Apresentação do projeto Efionco do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep. Dia 15 de abril, às 19h, na Afrop, à av. Com. Luciano Guidotti, 2.223, bairro Higienópolis.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens/Stefanie Araujo