Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Primavera chega ao CCMW com várias atrações

Primavera chega ao CCMW com várias atrações

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/09/2015 14h01, última modificação 26/04/2016 15h52

A equipe do Centro Cultural Martha Watts preparou uma programação intensa para o mês de setembro, que integra a 9ª Primavera dos Museus, e traz como tema Museus e Memórias Indígenas. Um dos destaques é a mostra Humor no Museu: Um Divertido Programa de Índio! Charges e cartuns do acervo histórico do Salão Universitário de Humor da Unimep sobre a questão, desde 1992, foram reunidos nesta exposição. “Nesses mais de 20 anos, o tema sempre esteve presente em charges e cartuns, com uma forte carga crítica em relação às precárias condições desses povos”, explica o cartunista Camilo Riani, presidente da Comissão Organizadora do Salão de Humor Universitário. Organizada sob a coordenação de Joceli Lazier, a exposição pode ser vista até o dia 30 de setembro. A Primavera nos Museus acontece anualmente, quando museus brasileiros são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a desenvolver uma programação especial.

QUILTS

De 4 a 25 de setembro, a Sala Irineu Guimarães recebe a exposição Quilts que Encantam, Reproduções de Colchas e Painéis de 1800. São 20 trabalhos de Themis Abdo e suas alunas,  de Sumaré, que homenageiam os 150 anos da chegada dos americanos no Brasil. “São quilts de reprodução baseados em vários livros de autores americanos consagrados como Eleanor Burns, Jo Mortton, Carol Hopkins, entre outros”, ressalta Themis. O objetivo da exposição é contar por meio dos quilts de reprodução um pouco da história americana daquele período, segundo a artista.

ANIVERSÁRIO COLÉGIO

O Colégio Piracicabano celebra seus 134 anos de fundação com a exposição Diversidade: a Arte de Conviver, que pode ser vista nas salas Monet e da Vinci, de 10 a 30 de setembro. São trabalhos em desenho, colagem, pintura, fotografia, objetos, vídeos e instalações, produzidos pelos alunos nas aulas de artes, em que foram abordados aspectos da diversidade étnica, diversidade de cores, de sementes, moradias, religiões, nomes, rostos, peixes, brinquedos, obras de arte, ritmos, danças e de tecnologia da cor dos pigmentos e da cor-luz presentes nos raios de sol e nos monitores eletrônicos.

LITERATURA

No miniauditório do Centro Cultural Martha Watts, a coordenadora do curso de letras - língua portuguesa da Unimep, professora Josiane Maria de Souza, fala sobre o escritor italiano Andrea Camilleri, no projeto Encontro com a Literatura. Vai ser no dia 16 de setembro, a partir das 15h30.

Andrea Camilleri é autor da série de romamces policiais protagonizados pelo detetive Montalbano. Em 1990, publicou A Forma da Água, primeiro caso do comissário Salvo Montalbano. Tornou-se sucesso de público e vendeu mais de 3 milhões de exemplares de suas várias obras em todo o mundo. A entrada é franca e há entrega de certificado.

CINEMA

O Vento lá Fora é o documentário que será exibido no miniauditório, no dia 22 de setembro, às 14h30, com entrada franca. O filme foi realizado a partir da apresentação de Maria Bethânia com a professora Cleonice Berardinelli na FLIP (Feira Literária de Paraty) de 2013. A leitura dos poemas de Fernando Pessoa fez um grande sucesso e o documentário apresenta de forma sensível esse encontro memorável.

BANDA

O início da primavera será saudado com a apresentação da banda do Instituto Formar, no dia 23 de setembro, às 9h30. A apresentação contará com a Banda João Romeu Pitolli, o grupo Flauteto (flauta e violino) e alunos do curso de violão oferecido pelo instituto à comunidade. No repertório, estão canções nacionais e estrangeiras, temas instrumentais e algumas peças com acompanhamento vocal. A coordenação do projeto é de Maurício Ribeiro.

SERVIÇO – O Centro Cultural Martha Watts fica na rua Boa Morte, 1257, no Centro. Telefone: (19) 3124-1889. Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca.

Texto: Cristiane Sanches
Fotos: divulgação