Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Processo seletivo para bolsa de pós-doutorado em educação está com inscrições abertas

por Angela Rodrigues publicado 04/06/2019 05h00, última modificação 04/06/2019 14h50

Estão abertas as inscrições para candidatos interessados em participar do processo seletivo para uma bolsa de pós-doutorado oferecida por meio de concessão de bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep. O benefício ocorre por meio de financiamento do PNDPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) da Capes.

A bolsa oferecida na área de concentração de Educação está relacionada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa: História e Filosofia da Educação, e tem como linha de pesquisa a História das Instituições Escolares. A bolsa será válida pelo período de 12 meses e poderá ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 60 meses, conforme a modalidade inscrita pelo candidato.

O objetivo da iniciativa é promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, com o intuito de reforçar os grupos de pesquisa nacionais e contribuir para as pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação no país.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de junho, pessoalmente na Secretaria de Atendimento Integrado dos Cursos de Pós-Graduação da Unimep, localizada no bloco 7 do campus Taquaral. O funcionamento do setor é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 16h. Também é possível se inscrever via Correio (Sedex ou similar) enviando a documentação solicitada para a inscrição para o endereço: rodovia do Açúcar, nº 7.000, km 15 (SP-308), Caixa Postal 68 (CEP 13.423-170), Piracicaba, SP.

No edital do processo seletivo, disponível nesse link, é possível consultar a documentação, etapa e cronograma do processo de inscrição, dentre outras informações.

DOCUMENTAÇÃO – Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher e assinar o formulário de inscrição; entregar o currículo lattes atualizado, plano de trabalho com proposta de pesquisa e de atividades a serem realizadas no programa; cópia autenticada do diploma de doutorado ou certificado de conclusão do curso; e cópia autenticada da carteira de identidade (RG) e do CPF.

Os candidatos também devem possuir o título de doutor obtido em cursos avaliados pela Capes e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-graduação; também devem disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo deste Regulamento; e não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

Os candidatos podem escolher entre três modalidades de inscrição: brasileiro ou estrangeiro com visto temporário; estrangeiro residente no exterior sem vínculo empregatício; ou docente ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

ETAPAS – O processo de seleção conta com duas etapas. Na primeira, é realizada análise de currículo para avaliar o histórico acadêmico e produções científicas dos candidatos, referentes aos últimos 5 anos (2014 a 2018).

A segunda etapa é a entrevista, que ocorre no dia 14 de junho a partir das 14h, quando será analisado o plano de trabalho. As duas etapas da seleção serão desenvolvidas sob a responsabilidade de uma equipe formada por dois docentes do PPGE e um docente externo ao programa.

O resultado com os aprovados será divulgado pelo coordenador do PPGE, o prof. Cesar Romero Amaral, no dia 28 de junho, no site do programa, disponível aqui.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Atendimento Integrado da Pós-Graduação da Unimep, pelos fones: (19) 3124-1659 e (19) 3124-1609 ou pelo e-mail: atendimentopos@unimep.br

Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimep
Fotos: banco de imagens Freepik