Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intercâmbio para semestre acadêmico em nove países recebe inscrições

Intercâmbio para semestre acadêmico em nove países recebe inscrições

por Angela Rodrigues publicado 19/09/2019 05h00, última modificação 20/09/2019 20h11

Alunos da Unimep podem se inscrever a partir dessa segunda-feira, dia 16, e até o dia 11 de outubro, para participar de processo seletivo para intercâmbio acadêmico em universidades localizadas em nove países: Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Portugal, Taiwan e Ucrânia. A oportunidade consiste em realizar cursos distintos nas universidades conveniadas (confira abaixo). Os intercâmbios têm início no primeiro semestre de 2020.

O edital, formulário de inscrição e plano de estudos estão disponíveis nesse link: http://unimep.br/aai/index.php?fid=191&ct=11613.

Os interessados devem apresentar documentos pessoalmente na Assessoria Internacional, localizada na Galeria Unimep (box 17), campus Taquaral.

UNIVERSIDADES – Participam como parceiras dos programas de intercâmbios as instituições: na Argentina, a Universidad do Centro Latino Americano (www.ucel.edu.ar); no Chile, a Universidad Católica del Norte (www.ucn.cl);e no México, a Universidad Madero (www.umad.mx).

Dentre os países europeus participam a Espanha, com a Universidad de Sevilla (www.us.es); a Ucrânia, Zhytomyr National Agroecological University (www.znau.edu.ua/en/), e em Portugal, a Universidade do Algarve (www.ualg.pt), Universidade de Coimbra (www.uc.pt) e a Universidade do Porto (sigarra.up.pt/).

Nos Estados Unidos, a Centenary College (www.centenary.edu); a Ferrum College (www.ferrum.edu), LaGrange College (www.lagrange.edu), Marietta College (www.marietta.edu), Nebraska Wesleyan University (www.nebrwesleyan.edu), Oklahoma City University (www.okcu.edu), Wesleyan College (www.wesleyancollege.edu) e West Virginia Wesleyan College (www.wvwc.edu).

No Japão, as universidades Aoyama Gakuin University (www.aoyama.ac.jp/en) e Nagasaki Wesleyan University (www.wesleyan.ac.jp/english/about), e no Taiwan a Soochow University (www.suda.edu.cn/eng).

INSCRIÇÕES –  Os documentos exigidos para a inscrição são: cópia do passaporte, formulário de inscrição e plano de estudos, curriculum vitae, carta de intenções (escrita à mão), histórico escolar, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, duas fotos 3x4, comprovante de proficiência no idioma e carta de professor do curso na Unimep apresentando o candidato. O valor da taxa de inscrição é R$ 350,00 (não reembolsável).

Os aprovados terão situação acadêmica especial e não precisam pagar mensalidades da Unimep ao longo do intercâmbio – exceto em renovação de matrícula de janeiro e julho –  e mensalidades da universidade estrangeira, com exceção da Universidade de Coimbra e do Porto, em Portugal.

O processo seletivo ocorre de 14 a 18 de outubro, por meio de aprovação de comissão da Unimep e, posteriormente, da universidade estrangeira escolhida.

Os critérios envolvem aproveitamento acadêmico, conhecimento no idioma, adequação do plano de estudos ao programa, semestre em que o aluno está matriculado (ter pelo menos um semestre completo cursado na Unimep), nível de maturidade e adimplência.

ANOTE – Inscrições abertas para participar intercâmbios, ocorre pessoalmente na Assessoria Internacional da Unimep, campus Taquaral (Rod. do Açúcar, Km 156, Piracicaba) até 11 de outubro. Mais informações (19) 3124-1563.

Texto: Daniela Borges
Fotos: banco de imagens