Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Camilo Riani é homenageado pelo escritor Luis Fernando Verissimo em prefácio inédito

Prof. Camilo Riani é homenageado pelo escritor Luis Fernando Verissimo em prefácio inédito

por Angela Rodrigues publicado 16/07/2019 05h00, última modificação 16/07/2019 17h52

O professor da Unimep, Camilo Riani, foi homenageado pelo renomado escritor, humorista e cartunista, Luis Fernando Veríssimo, com um prefácio para o seu mais novo livro. “Ainda custo a acreditar, cada vez que leio este texto tão carinhoso que recebi do ícone da literatura. E sempre penso: ‘só pode ser piada’”, conta o caricaturista, pesquisador e presidente do Salão Universitário de Humor da Unimep, Riani, ao comentar sobre o material que recebeu do escritor gaúcho.

O texto, enviado por Veríssimo como prefácio, faz referências ao conceituado trabalho do artista-pesquisador Riani, vencedor de mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais na área de ilustração e criador do projeto ‘Artexperiência’, junto à Neurônio Adicional.

PESQUISAS – “Tudo começou há mais de vinte anos, quando ele integrou um júri que concedeu uma de minhas primeiras premiações internacionais como caricaturista”, relembra Camilo Riani, que concluiu suas pesquisas de pós-doutorado em 2018. “Após aquela premiação ocorreram diversos desdobramentos, como papos marcantes nos Salões de Piracicaba, na Unimep, em entrevistas e nas trocas artísticas. Tudo regado ao melhor do bom-humor, apesar da famosa timidez do Veríssimo e de minha verborragia de sempre”, aponta Camilo Riani.

No prefácio, o famoso humorista e escritor - filho de Erico Veríssimo - destaca que “Camilo Riani está no ramo de dar sentido ao mundo. Usa todas as técnicas e todos os recursos da arte para acrescentar à vida o que lhe falta”. No layout inicial da publicação, o texto completo é acompanhado pela palavra ‘PREFÁCI L F V’, em referência bem-humorada à assinatura do escritor (LFV).

O livro de Riani, resultado de seus estudos de doutorado e pós-doutorado, com orientação de César Donizetti Pereira Leite, tem previsão para lançamento até 2020, dentro do segmento conhecido como ‘livro de arte’, com a presença de pinturas, caricaturas e dezenas de composições visuais criadas pelo professor-artista a partir de teorias de Foucault, Deleuze e Nietzsche, entre outros grandes nomes do pensamento mundial.

 

Texto e foto: Camilo Riani
Edição: Angela Rodrigues
Última atualização: 04/07/2019