Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Camilo Riani e Nita Freire celebram homenagem pela Fiocruz

Prof. Camilo Riani e Nita Freire celebram homenagem pela Fiocruz

por Angela Rodrigues publicado 14/11/2019 05h00, última modificação 14/11/2019 17h30

Com a participação de centenas de pesquisadores e cientistas de todo o Brasil, o docente dos cursos de comunicação da Unimep, artista e coordenador do Salão Universitário de Humor da universidade, Camilo Riani, concluiu uma obra de arte ao vivo e proferiu palestra de encerramento a partir de convite da Fundação Osvaldo Cruz, considerada uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo.

“Foi um misto de emoção, sentimento histórico e realização de um sonho. Tudo com muita arte e humor, o que torna isso mais incrível ainda”, afirma o artista-pesquisador. “Dividir o palco com uma pessoa tão especial como Nita Freire, testemunha dos bastidores mundiais da educação e da cultura, em local símbolo do conhecimento, é indescritível”, destaca o docente.

A dupla palestrante de doutores em educação participou do encerramento do evento em homenagem ao educador Paulo Freire, marido de Nita, no período que celebrou os 98 anos de nascimento do escritor.

A diretora da instituição, Tânia Araújo-Jorge, destacou a importância da arte em sintonia com a educação na multiplicação da ‘potência do conhecimento’. A pesquisadora é responsável pelo inovador projeto ‘Cienciarte’ da Fiocruz, que amplia conexões entre as duas áreas no mundo científico.

‘Cartoongrafia’ coletiva – Camilo Riani é o criador da técnica batizada de cartoongrafia, que traz a biografia imagética de uma personalidade constituída por meio de ‘micro-cartoons’, ao lado de pequenas palavras riscadas pelo artista e por centenas de participante da atividade, resultando na imagem do próprio rosto do homenageado.

A técnica utilizada no evento da Fiocruz foi apresentada publicamente pela primeira vez há cerca de um ano, e já atingiu dimensões que ultrapassaram 120 metros quadrados em um mesmo mural, na cidade de Piracicaba, inaugurado em outubro.

Texto e fotos: Camilo Riani
Última atualização: 14/11/2019