Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Camilo Riani ilustra obra histórica de Ziraldo

Prof. Camilo Riani ilustra obra histórica de Ziraldo

por Angela Rodrigues publicado 27/04/2018 02h00, última modificação 12/06/2018 12h00
Artista presidente do Salão da Unimep é convidado, ao lado de nomes como Mauricio de Sousa, Jô Soares e Caruso, para participar de livro sobre o mestre do humor e da literatura infantil.

“O convite para estar entre ídolos de sua infância, em uma obra tão rara, é a realização de um sonho”. Com estas palavras, o ilustrador, professor da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, artista gráfico e coordenador do Salão Universitário de Humor da Unimep, Camilo Riani resume a sensação ao receber o exemplar impresso de ‘Ziraldo 85: ao Mestre com Carinho’, da Editora Melhoramentos. A publicação é uma homenagem à vida e obra de Ziraldo, um dos maiores nomes vivos do cartum e da literatura nacional e internacional.

A obra inédita, organizada pelo cartunista Edra e com apresentação de Jô Soares, reúne destaques do humor gráfico de diferentes países escolhidos para caricaturar o criador do Menino Maluquinho e do histórico semanário O Pasquim, entre inúmeras publicações que se tornaram referência para distintas gerações.

Camilo Riani ilustra a obra ao lado de mestres como Maurício de Sousa, Paulo Caruso, Chico Caruso, Ique, Dalcio e outros renomados artistas, como o colombiano radicado na Espanha Turcius, considerado um dos maiores nomes mundiais da caricatura na atualidade.

“Ziraldo é ‘patrimônio’ do cartum e da literatura, dentro e fora do Brasil”, destaca Riani, que revela ter se inspirado na obra do artista homenageado durante sua adolescência, bem como nas leituras de Monteiro Lobato em sua infância. O lançamento oficial ao público está previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, além de São Paulo e Caratinga, cidade mineira natal de Ziraldo.

O lançamento da obra ocorre em um momento marcante para o artista-pesquisador, que encerrou recentemente os seus estudos de pós-doutorado da Unesp e teve sua obra de ilustração indicada na mais importante feira mundial de literatura infantil, na Bolonha (Itália), e por seu trabalho no relançamento da obra de Lobato pela Editora Globo, em 2017.

Texto e fotos: divulgação
Última atualização: 23/04/2018