Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Carlos Silva participa de workshop sobre ética

Prof. Carlos Silva participa de workshop sobre ética

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/10/2013 08h02, última modificação 26/04/2016 15h50

O docente do curso de mestrado em fisioterapia e presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Unimep, Carlos Alberto da Silva (foto), participou, em agosto, do 2º Workshop Uniararas de Princípios Éticos para Experimentação Humanos-Animais. O evento reuniu, em Araras, renomados pesquisadores que abordaram temas como conduta ética na pesquisa.

DEBATE 

Com o mote Princípios Éticos na Pesquisa com Humanos e no Uso de Animais para Experimentação, o workshop debateu pontos como o consentimento livre e esclarecido e entraves éticos; princípios éticos de proteção ao sujeito pesquisa; modelos experimentais de doenças e técnicas de anestesia, analgesia e eutanásia. Segundo o professor, as discussões tiveram o objetivo de “integrar o conhecimento e discutir os procedimentos de cada Ceua de acordo com a instituição que representava”.

Além das discussões e aproximação com representantes de outras comissões, o workshop também possibilitou a proposta de os próximos encontros serem realizados na Unimep. Nesse sentido, Silva destaca que há uma relação entre as Ceuas. 

“As comissões de ética, tanto as relacionadas com humanos quanto animais, buscam integração e contato constante para normalizar as regras ligadas à análise e emissão de pareceres, e procuram, de forma integrada, permitir que qualquer comitê julgue seus processos com o mesmo eixo norteador”, completa ele.


Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Coordenação: Celiana Perina 
Última atualização: 07/10/2013

 

registrado em: