Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Cesar Romero organiza e lança obra sobre as contribuições do protestantismo para a educação

por Angela Rodrigues publicado 09/11/2016 05h00, última modificação 10/11/2016 15h48

Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal é o tema da obra organizada pelos professores Cesar Romero Amaral Vieira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, e Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, em Sergipe. A obra, que reúne textos de 22 pesquisadores de instituições universitárias e agências de pesquisas do Brasil e de Portugal, tem lançamento no próximo dia 11 (sexta-feira), a partir das 19h, no Centro Cultural Martha Watts.  A entrada é gratuita.

Com 327 páginas, a obra é editada pela Editora Unimep e voltada a professores e pesquisadores da história da educação, estudantes de graduação e pós-graduação em educação e história, além de líderes e representantes das instituições protestantes. “O livro é composto por 12 capítulos e apresentação escrita pelos organizadores. Além do instigante prefácio do pesquisador português Justino Magalhães, hoje considerado um dos maiores nomes no estudo sobre a história das instituições escolares que tem influenciado o campo da história da educação de maneira muito relevante”, conta o prof. Cesar.

O organizador acrescenta que o livro traz a história de uma parte da educação que ocupou lugar privilegiado nos principais fóruns de debates republicanos, como modelo de referência no campo educacional, principalmente no Estado de São Paulo e particularmente em Piracicaba.

Dentre os elementos inéditos da produção, Vieira destaca que, está o de conseguir reunir pesquisadores brasileiros e portugueses em torno de um projeto inovador e instigante, que institui-se como uma fonte documental para novas investigações sobre a história desses estabelecimentos de ensino que contribuíram com o processo de modernização do Brasil na passagem do Império para a República, e para Portugal, no dizer de Justino, representa um olhar sobre uma parte da história que estava mergulhada no esquecimento. Confira aqui a relação dos autores do livro.

O livro Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal pode ser adquirido no evento lançamento ou no site da Editora Unimep. O valor é R$ 45,00.

ANOTE – Lançamento da obra Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal, organizado pelos professores Cesar Romero Amaral Vieira, coordenador do PPGE/Unimep, e Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, docente do PPGE/Universidade Tiradentes. Dia 11, a partir das 19h, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba).  Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina