Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. do curso de história doa coleção de jornais ao Centro Cultural

Prof. do curso de história doa coleção de jornais ao Centro Cultural

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/02/2012 08h30, última modificação 26/04/2016 15h48

Universitários do curso de história e demais alunos e pesquisadores interessados sobre um dos momentos políticos mais importantes do país: a ditadura militar, já dispõem de mais um material para pesquisa e estudo. Trata-se de coleção composta por 83 exemplares do jornal Movimento, de São Paulo, doada pelo professor de história da Unimep, Uassyr de Siqueira (foto), ao Centro Cultural Martha Watts. 

O material doado consiste em exemplares do jornal no período entre 1979 e 1990, e também em uma folha da coleção Novo Século da Abril Cultura – Jornal Última Hora. O arquivo passou por higienização e catalogação e está disponível para pesquisa no Espaço Memória Piracicabana. 


IMPRENSA ALTERNATIVA 

De acordo com o professor, o jornal Movimento circulou entre 1975 e 1983, e fez parte da chamada imprensa alternativa, que criticava a ditadura militar e clamava pelo retorno à democracia. “A circulação do periódico está inserida num momento importante da história brasileira: o de abertura política, quando diversos movimentos políticos e sociais lutavam pelo fim da ditadura militar. 

Dessa maneira, o jornal deu atenção especial para eventos como as greves do ABC Paulista, a campanha pela anistia e o 32º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em 1980, em Piracicaba com o apoio da Unimep. Portanto, é uma fonte privilegiada para o estudo de nossa história recente”, observa Siqueira. 

O docente destaca ainda que dentre os membros que atuaram no conselho editorial do jornal, estiveram o cantor e compositor Chico Buarque e o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. 

ANOTE - O Centro Cultural Martha Watts está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 11 e das 13h às 17h. A entrada é gratuita. 

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 23/02/2012

registrado em: