Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Paulo Affonso é homenageado em faculdade dos EUA

Prof. Paulo Affonso é homenageado em faculdade dos EUA

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/05/2013 11h05, última modificação 26/04/2016 15h49
O docente e coordenador do curso de pós-graduação em direito ambiental da Unimep, Paulo Affonso Leme Machado, foi homenageado, no último dia 17, com o honorary degree (grau honorário) pela faculdade líder em direito ambiental dos Estados Unidos, a Vermont Law School, localizada na cidade de South Royalton. O título indica que a faculdade o reconheceu e o nomeou como doutor na área em que ele se dedica, mesmo sem nunca ter sido aluno em tal instituição. O reconhecimento ocorreu na própria faculdade norte-americana.

Na ocasião, Machado ministrou uma palestra com o tema direito ambiental, assunto que já lhe proporcionou participação como palestrante em mais de 800 conferências no Brasil e no exterior. “Esse relacionamento internacional é muito importante em um mundo globalizado. Além disso, o reconhecimento internacional mostra que você tem uma aceitação daquilo que faz e escreve”, afirma Machado. Além do docente, a doutoranda do 1° semestre em educação da Unimep, Carol Manzoli Palma, 28, também viajou à faculdade para acompanhar o evento.

Trajetória – A premiação se deve à participação histórica do docente na área de direito ambiental. Para se ter uma ideia, por volta de 1978, Machado auxiliou na estruturação dos princípios básicos da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente no Brasil, a respeito dos preceitos básicos ligados ao direito ambiental. Na época, era a mais avançada legislação ambiental do mundo. Em 1982, publicou o livro Direito Ambiental Brasileiro, pela editora Malheiros Editores, atualmente, em sua 21ª edição e com 1.280 páginas. Já em 1985, foi ganhador do prêmio alemão Elizabeth Haub, de prestígio internacional na área ambiental, dentre outras premiações conquistadas. Machado também foi precursor da implantação de cursos sobre direito ambiental no Brasil e também lecionou disciplinas dessa área em universidades da França e Canadá.

: Larissa Molina
Fotos: banco de imagens e Fábio Mendes